segunda-feira, 9 de junho de 2008

Jornalismo colaborativo a serviço do leitor


Acima foto do ataque as tores gêmeas, um exemplo de um comteúdo colaborativo


Depois que os avanços tecnológicos tornaram-se muito mais evidentes na vida do cidadão comum, a vida do jornalista também mudou. Sendo assim, a interatividade colocou em pauta uma nova tendência no jornalismo do século XXI ,o jornalismo colaborativo.O conteúdo colaborativo nada mais é do que uma aproximação entre o veiculo de comunicação e o próprio consumidor da noticia ,colocando o leitor muito mais próximo da profissão,mesmo sem se quer ter feito um curso de jornalismo ou se formado na habilitação.

No ultimo Curso Abril de Jornalismo,a revista PLUG,elaborada por alunos do próprio curso,debateu o assunto.A matéria intitulada,Cidadão Repórter,escrita pela aluna Patrícia Vieira, relata o que especialistas acham deste novo jeito de noticiar.O fato que mais causa discussão entre jornalistas é a credibilidade,pois o que mais pesa na hora de noticiar ou discutir sobre um acontecimento é a ética do emissor.

O conteúdo colaborativo também tem suas vantagens. No ataque as torres do complexo World Trade Center, nos Estados Unidos no dia 11 de setembro de 2003,as principais imagens veiculadas na televisão e internet foram feitas por pessoas que nunca tiveram curso ou faculdade de jornalismo, más na hora do acidente tiveram faro de repórter.

Esta discussão ainda será mantida por muito tempo ,segundo especialistas.O jornalismo pode sofrer variadas modificações no século XXI,porem as modificações podem vir a favor de um jeito mais moderno de fazer jornalismo,ou contra de um jeito que ninguém poderá distinguir o que é verdade ou obra de algum malfeitor oportunista.

Nenhum comentário: