Assessoria de Imprensa é o serviço prestado a instituições públicas e privadas, que se concentra no envio freqüente de informações jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação
O segmento de assessoria está definitivamente consolidado no mercado de comunicação, constituindo-se na área que, atualmente, mais emprega jornalistas formados. Esse mercado exige profissionais com o comportamento de empresário planejador de sua atividade e do valor de seu trabalho.
É difícil imaginar os veículos de comunicação sem o apoio das assessorias na oferta de informações. Geralmente, é exatamente a assessoria a principal fonte de jornalistas nas redações do país.
Sempre se levanta a questão: o trabalho de assessoria de imprensa é um trabalho jornalístico e função de jornalista? Há quem conteste, e há motivos para isso. Porém, a regulamentação do trabalho do jornalista, escrita em 1979, já designava essa função a jornalistas profissionais. O Art. 2º, embora não traga o termo “assessoria de imprensa”, descreve o trabalho de “execução de distribuição gráfica de texto, fotografia ou ilustração de caráter jornalístico, para fins de divulgação (segundo a concepção da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ, entendido também como release)” como um dos trabalhos que devem ser desenvolvidos por jornalistas, e não por outros profissionais.
Via: FENAJ
Um comentário:
:: Milena, realmente esta atividade parece ser mais de relações públicas, pela própria característica.
Ocorre que o pessoal de RP cochilou e o jornalismo tomou conta!
Problema maior vem do fato dos próriios coleguinhas criarem problemas para a imprensa.
Faça um teste: Tente entrevistar um ministro paralelamente ao que faria um jornalista da grande imprensa. O assessor não vacilará: agendará o da grande imprensa e deixará vc à mercê de uma espera.
É o cahimbo entortando a boca de quem o fuma!
@_@"
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