De certo que nós já percebemos que na frente de nossos computadores que não conseguimos ler textos extensos! Pois é, segundo estudos da rede brasileira filiada a BBC o internauta procura textos mais objetivos devido à falta de tempo, ele não perde mais tanto tempo à frente de um computador navegando.
Além de textos objetivos, os internautas preferem linguagem menus densa e complicada para que a leitura seja mais rápida e não tome tanto seu tempo, já que tempo é dinheiro. Segundo especialista em usabilidade da internet Jakob Nielsen “os usuários da internet estão ficando mais cruéis e egoístas”.
Isto prova que, nós, jornalistas devemos economizar vocabulário e escrever os textos com mais informações para que o leitor não desista de entrar em nossos sites por causa da falta de conteúdo.
Além disso, as pessoas são adeptos as leituras virtuais se identificam com as leituras dos blogs, ou seja, pessoas anônimas que dão o seu ponto de vista sem ligar para que as outras pessoas estejam pensando. Olhando esse novo nicho, nota-se as quantidades de sites de jornalistas que estão em alta, as pessoas querem opinião, querem debater e não ficar mais na superficialidade!
Nunca se esqueça que as pessoas que lêem querem se identificar com seu texto e se tratá-lo em 3° pessoa faz que ele se sinta parte de um todo, diferentemente do que ele busca na internet!
Um comentário:
:: Bruna, essa questão da narrativa na web está mais para experimentação intensa do que fechar questão somente pró-leitor. Em navegações tenho percebido que neste setor, o pessoa da webart tem evoluído muito e poderia ensinar várias "coisas" para o jornalista.
@_@"
►◄
Postar um comentário