quarta-feira, 16 de abril de 2008

JORNALISMO COMO PRODUTO

A prática do "jabá" vai contra o código de ética do jornalismo

Com o surgimento das novas tecnologias, o jornalismo não é mais apenas um meio de comunicar-se e de exercer a liberdade de opinião, mas também é tido como produto. Conhecido como jabaculê ou jabá, os interesses de órgãos que visam quaisquer tipos de promoção geram interferências na comunicação e na emissão de informações. Pois em busca de favorecimentos, ambas as partes (mídia e órgão) criam vínculos financeiros, no qual impedem que os conteúdos sejam tratados com ética.

No Blog Contra ofensiva, Fabricio Ungaretti Coutinho discorre sobre a prática do Jabá na mídia. “Todo comunicador que se submete ao jabá e mesmo aquele que consente ao calar-se, está agindo contra os princípios morais da categoria. O código de ética do jornalista em relação à conduta do profissional, prevê,entre outras coisas, que é dever do jornalista combater e denunciar todas formas de corrupção, em especial quando exercida com o objetivo de controlar a informação (artigo 9 letra f) e que o jornalista deve evitar a divulgação de fatos com interesse de favorecimento pessoal ou vantagens econômicas(artigo 13 letra a).”

Para desenvolver a prática do jornalismo é necessário ter apoio financeiro. Mas para isso temos que recorrer as publicidades e não para quaisquer tipos de órgãos. Pois o papel da publicidade e/ou da propaganda é exatamente de sustentar os meios de comunicação de massa, através do arrecadamento de capital.
Em todo caso, os consumidores precisam ter mais senso critico quanto aos conteúdos e serviços prestados, pois como hoje em dia, só é notícia o que vende é necessário fazer valer a nossa participação ou mesmo o valor que pagamos para ter tal beneficio ou serviço.

Se houver consumidores para conteúdos tolos, os veículos não se importarão com o valor real da notícia e muito menos em inovar ou atender as verdadeiras necessidades do público-alvo. Pois a preocupação com o tipo de contribuição que o jornalismo ou a comunicação trará ao nosso intelecto, com o valor cultural é importante e necessário. Se nos deixar levar por ideologias da classe dominadora, nos tornaremos seres medíocres e alienados (se já não somos).

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