sexta-feira, 4 de abril de 2008

Jornal Impresso com os dias contados?

Sexta-feira, 4 de Abril de 2008 Rumores apontam para o fim do Jornal Impresso


Na padaria, no banco da praça, na banca da esquina, no metrô, no ônibus, nas salas de espera e é claro, faz um par perfeito com o café da manhã. O hábito de ler jornais ainda está presente em qualquer lugar onde seja possível segurá-lo em mãos, fixar e correr os olhos por ele. Embora existam hoje várias formas de estar bem informado, através da internet, rádio e televisão, ainda há os que preferem ter o papel em mãos.

Existem muitos rumores de que a era digital, potencializará de tal forma o Jornal On-line que este tomará o lugar do Jornal Impresso. Adeptos do jornal impresso, ainda mostram uma certa resistência a essa nova tendência global. Dados do IBGE publicados, no ano de 2007, mostram que no Brasil existem atualmente 38 milhões de internautas, numa população de 190 milhões de pessoas provando que o acesso á internet de toda população, é algo ainda bem distante em nosso país.

Mas e quando esse dia chegar, será mesmo que o nosso velho e bom jornal impresso vai acabar com a proliferação da era digital? Essa mesma dúvida pairou quando surgiu o rádio. A novidade era algo estupendo, que ameaçou o jornal impresso, depois veio á televisão e de novo as interrogativas, agora era o rádio quem corria risco de extinção, porém se adaptou, tornou-se mais interativo, e continua até hoje sendo um grande braço da comunicação.

Existem públicos para todas estas mídias. A palavra chave é: adaptação. Desenvolver meios para alcançar as expectativas do leitor, que muda a cada geração e a cada novo invento. Muitas universidades inclusive já estão se readaptando para preparar profissionais capacitados que atendam as novas exigências do mercado. A Internet é mais uma importante ferramenta para inovação do Jornalismo. O momento é de transição. Mas não á ponto de substituir. Jornal Impresso, Rádio, Televisão e Internet todos podem e devem ser utilizados para complementar e potencializar o Jornalismo.

Nenhum comentário: