Brilhante a forma como o repórter Ernesto Paglia da rede Globo conduziu uma matéria sobre o caso Isabela, exibida no Fantástico deste domingo. A pauta era sobre a multidão que se aglomerou em frente ao edifício London, para acompanhar a reconstituição do crime. Aparentemente algo corriqueiro, e o que tinha tudo para ser mais uma matéria, se tornou "A Matéria". Longe do sensacionalismo, Paglia com sutileza mostrou que a maioria ali aproveitava para, de alguma forma, tirar vantagem da situação. Ele mostrou um empresário do ramo gráfico, inventor da corrente de São Judas Tadeu, que aproveitava o momento de comoção para promover seus produtos. Um outro personagem, um aposentado vestido de anjo, protestava e dizia que enfrentava sérios problemas financeiros, mas não foi o que as imagens mostraram, pois logo ele foi flagrado guardando a fantasia em um carro, nada simples por sinal. Já um sorveteiro disse que "Graças a Deus" estava conseguindo vender bem. Vale observar o empenho do cinegrafista, que conseguiu imagens que completavam o texto de Paglia, importante esse sincronismo, o que nem sempre existe.
Matérias como essa nos mostram que podemos e devemos optar pela qualidade de nossas reportagens, como as conduzir e que viés dar a elas. O olhar de Ernesto Paglia foi crítico, foi além do que a maioria dos repórteres viu, foi um olhar que fez a diferença. Certamente que quando pegou a pauta nas mãos, se é que não foi ele próprio quem a sugeriu, teve essa "sacada" de mostrar o que ninguém havia mostrado, de criticar aquilo que ninguém havia criticado. Acredito inclusive que o determinante nesse caso foi a observação que ele fez ao chegar ao local, de qualquer formar um exemplo de como deve agir um grande jornalista.
Paglia mostrou que o responsável pela grandeza da matéria é o repórter e não a pauta, mostrou que independente do assunto a ser tratado, o importante é abordá-lo com o mesmo comprometimento, como se fosse a melhor matéria do mundo. Talvez isso explique o porquê de Paglia ser um dos jornalistas mais conceituados da Globo.
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