terça-feira, 29 de abril de 2008

Jornalista: profissão para quem não quer ganhar dinheiro


Os mais experientes jornalistas costumam dizer que jornalismo não é profissão, é dom, quase um sacerdócio. De fato, ser jornalista não parece ser a profissão dos sonhos para quem tem a intenção de ganhar dinheiro, diante dos baixos salários pagos aos formados nessa área.
De acordo com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), um jornalista profissional, que atue em emissoras de rádio e TV no interior do Estado, deve receber R$ 796,00 por mês, por uma jornada de trabalho de cinco horas por dia. Aqueles que tiverem a sorte de atuarem em alguma emissora da capital devem receber um pouco mais pela mesma jornada de trabalho, R$ 1.248,00.
Jornais e revistas têm pisos salariais acima da mídia eletrônica. São R$ 1.650,44 para as empresas da capital e R$ 1.335,00 para o interior. A função de assessor de imprensa é a única que não tem diferenças de piso salarial entre capital e interior, R$ 1.836,46.
Pela importância do trabalho que desempenha e pela responsabilidade que carrega sobre as costas, os jornalistas estão entre os profissionais com os menores salários do país. Um advogado, cuja formação é bastante semelhante ao do jornalista, pode receber até R$ 3.153,19, segundo o Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo.

4 comentários:

Kauana Mahara disse...

"Tamo tudo Fodido memo Chicão"

Uma pena não ter pesquisado isso antes de entrar na faculdade.
Mas eu tenho de agradecer por me informar no 4ºano.
Obrigado.

André Almeida disse...

Realmente os salários são vergonhosos. Acredito que uma saída seja atuar em diversas mídias.
Sei que este perfil de freelancer não é o mais adequado, porém é como você disse...é quase um sacerdócio.

Só não concordo com a equiparação com os advogados. A formação é de bacharel e as semelhanças não vão muito além disso.


ps.:e sabe bem que há advogados que andam de ônibus e que as vezes até caem de bunda na saída.

Anônimo disse...

Você, eu e muitos radialistas e comunicadores sabemos, portanto, a importância das aulas de marketing. Nas rádios,TVs e impressos da região o dinheiro surge com a venda de publicidade, lamentável mas real afirmar que só ganha bem aquele vende bem. Creio que exista uma luz no fim do túnel e quem sabe chegar a salários como,por exemplo, Carlos Nascimento, Brito Jr, Ana Paula Padrão, entre tantos outros. Não custa tentar!

Luci Miranda disse...

O anônimo sou eu , Luci Miranda, mas como é o primeiro comentário que faço, me equivoquei na postagem desse.Valeu!!