Web e Mídia Tradicional: os dois devem atuar juntos
É incrível que ainda haja esse preconceito de que os blogueiros não passam de ridículos nerds que passam horas na internet enquanto esses consideram a grande mídia tradicional como tendenciosa e estagnada. O extremismo é absurdo vindo de ambos os lados, pois ocorre uma transição entre as duas mídias que muita gente insiste em ignorar.
Há diversos veículos da grande mídia contratando jornalistas blogueiros, como o jornal New York Times e a revista Newsweek. E o inverso também ocorre: a rede de blogs Gawker Media está contratando repórteres com experiência em jornal impresso. O que é observado por especialistas é que a intenção é aliar profissionais experientes com outros mais jovens que já estam habituados com a blogosfera.
O jornalista, escritor, professor universitário e blogueiro José Luis Orihuela, em entrevista ao site Observatório da Imprensa, afirma que a internet é o meio que melhor se adapta à natureza complexa, poliédrica e dinâmica da informação e que a rede não vem para substituir nenhum meio, porém trata-se de ajudar aos meios tradicionais a reiventarem-se. O novo profissional deverá atender a esse perfil dinâmico. No Brasil um exemplo desse perfil é o jornalista Marcelo Tas que mantém em seu blog diversas discussões, onde complementa até mesmo assuntos tratados por ele em outras mídias. Principalmente na TV.
Portanto, a "briga" entre blogueiros e jornalistas terá vida curta. O surgimento de um modelo híbrido de mídia está se formando, em que a internet e os velhos formatos atuam juntamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário