terça-feira, 22 de abril de 2008

INFOTENIMENTO: informação + entretenimento no jornalismo.

1º livro brasileiro que estuda o tema




Intitulado de “A prática do infotenimento no jornal diário impresso: o caso da Gazeta Mercantil”, esse conceito foi defendido em tese de doutorado junto à Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – SP), em 2003, por Fábia Angélica Dejavite.


De acordo com Dejavite, essa nova onda do jornalismo, embora ainda visto com rejeição por muitos jornalistas e acadêmicos, visa fornecer informação e entretenimento ao leitor e, ao mesmo tempo, constitui uma prestação de serviço, não devendo, portanto,
ser considerada como um caminho sem ética, sem qualidade e prestado por profissionais sem comprometimento com a profissão.


Este ano a UNISA (Universidade de Santo Amaro), criou um curso de pós-graduação “Cultura, mídia e infotenimento” que atua nesta área, e é destinado a profissionais de comunicação, em suas diversas habilitações; cineastas, produtores culturais e executivos e profissionais das áreas de cultura e mídia.


O renomado site Observatório da Imprensa, publicou um artigo, onde, além de confundir todo o significado deste novo termo jornalístico, ainda desconhece seu reconhecimento em português e cita apenas autores ingleses que abordam o tema. Isto demonstra que o jornalismo nunca deve ser algo estático, até os mais conceituados devem saber interagir e conviver com novas propostas.

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