segunda-feira, 28 de abril de 2008

TV Pública pode ampliar mercado profissional

A criação da TV Pública no Brasil tem gerado muitos debates. As opiniões sobre a utilidade e sobre independência do veículo, em relação ao Governo Federal, divergem até mesmo entre os profissionais de mídia.
Mas pelo menos sob o ponto de vista da geração de empregos, a TV Pública parece representar algo positivo para os jornalistas. Segundo a lei que autoriza a criação e estabelece as diretrizes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), publicada no Diário Oficial da União em 8 de abril de 2008, a programação regional tem existência assegurada no novo veículo.
A lei estabelece que a cobertura dos veículos que compõem a empresa deve garantir conteúdo mínimo de 10% da grade de programação para conteúdos regionais, além de 5% para produções independentes. A regulamentação prevê ainda que a EBC poderá ter sucursais em qualquer parte do país. Em tese, essa possibilidade de expansão representa maior demanda de mão de obra para garantir as produções regionais.
A EBC, organizada como sociedade anônima de capital fechado com, no mínimo, 51% de títulos sob domínio da União, além da TV, deverá gerenciar uma rede de emissoras de rádio e um portal de notícias na Internet. As contratações deverão ocorrer através de concursos públicos. Pode ser a chance para novos jornalistas.

Um comentário:

Eloá Godoy disse...

Olá Francisco,
Realmente esse tema gera muito debate atualmente. Espero que com a atual criação da TvBrasil, nova tv pública brasileira, o verdadeiro objetivo dessa tipo de veículo de comunicação seja alcançado: Transmitir informação sem se importar com o ibope.
Um abraço!