segunda-feira, 14 de abril de 2008

Web: Fonte segura ?

A Web é uma forte ferramenta na busca por informações


A dificuldade de locomoção nas grandes metrópoles e a falta de tempo, fazem alguns jornalistas recorrerem a web para encontrarem fontes e outras informações. De fato a internet proporciona ao internauta uma quantidade de informações absurdas, porém essa quantidade não se traduz em qualidade e veracidade.
Isto se deve ao fato de na web não existirem filtros que validem estas informações, então cabe ao jornalista checar a
procedência destas informações. Porém eis que surge a questão: Como fazer isso?
Primeiramente deve se fazer a analise do local onde se encontrou a informação, se é um espaço com credibilidade comprovada na web, se sim passou pelo primeiro filtro.
O segundo filtro estaria sendo realizado ao checar informações sobre o autor. Que autonomia ele tem sobre o assunto, trata-se de uma pessoa capacitada para fornecer este tipo de informação, ela é ligada a alguma organização ou passa por um corpo de publicação, se sim vamos ao terceiro filtro.
Agora seria como aquelas contas de matemáticas gigantes, em que repetimos o processo para que se chegue ao mesmo resultado como maneira de confirmar o resultado. Neste caso pesquisaríamos outras fontes, para ver se as informações coincidem. A coincidência das informações, ainda que não garanta o conteúdo, nos dá um certo grau de confiabilidade, porém ao utilizarmos estes três tipos de filtragens juntos, teremos o poder de julgar uma informação como certa. Talvez esta não seja a maneira certa de fazer jornalismo, mas ao menos quando não tiver a quem recorrer talvez isto seja o certo a fazer.

Nenhum comentário: