quarta-feira, 9 de abril de 2008

Estamos preparados para o inesperado?

Ponto de Vista continua em cartaz nos principais
cinemas com classificação indicativa de 14 anos


No dia 14 de março estreou no Brasil Ponto de Vista (Vantage Point – 2008). No filme Thomas Barnes (Dennis Quaid) e Kent Taylor (Matthew Fox), são dois agentes do Serviço Secreto designados para proteger o presidente Ashton (William Hurt) em uma conferência primordial sobre a guerra mundial contra o terrorismo. O presidente é baleado logo após sua chegada. Na multidão está Howard Lewis (Forest Whitaker), turista americano que está filmando o evento para mostrar para seus filhos quando voltar para casa, e Rex (Sigourney Weaver), produtora de notícias da TV americana que está transmitindo a conferência. A partir daí, é mostrada a perspectiva de cada pessoa sobre os mesmos 15 minutos antes e depois do tiro.
Sob o ponto de vista de Rex (Sigourney Weaver) é mostrado a lado da imprensa, em especial um canal de tv. Nela é mostrado todo o processo para se fazer uma reportagem ao vivo sobre a conferência. A atenção e profissionalismo da produtora chamam a atenção do público quando ela controla a situação ao se deparar com duas cenas chocantes: o presidente americano ser baleado com dois tiros e a explosão de uma bomba no palanque, a qual provoca a morte de várias pessoas, entre elas, a repórter e o cinegrafista.
Este filme mostra o outro lado de reportar notícias e que sempre o inesperado pode acontecer. A forma de reação de cada profissional dependendo de sua área e experiência, também conta quando algo surpreendente ocorre. Talvez cada um de nós tivesse uma reação diferente se estivéssemos cobrindo aquela conferência. Do choro ao estado de choque, cada um reage de maneira diferente. Mas estar preparado para o inesperado é fator determinante para um bom profissional da área de jornalismo.

Um comentário:

Eder Cardoso disse...

Bacana, Eloá! Ótima sugestão para um cine-pipoca! Aliás, vale lembrar aos colegas que, ao ver o filme, procure ter uma visão crítica e não tê-lo apenas como entretenimento. Obter conhecimento com diversão é uma ótima receita.
Valeu a dica!