Prudencia é sempre bem vinda.
O uso da web auxilia no trabalho jornalístico, quando usado de forma demasiada, na base do ctrl c , ctrl v, que alguns jornais utiliza, torna a informação um plágio, que além de um empobrecimento da notícia é crime. A informação é direito do cidadão, e é dever de comunicólogos a transmissão da mesma de forma clara e autoral, se responsabilizando assim pelo que se publica.
Por exemplo, jornalismo policial, muitas vezes é usado de forma sensacionalista, assim atrai uma fatia de espectadores, a custa da humilhação de outra. Há casos de cópias na integra de boletins de ocorrência, isso ocorre com freqüência em alguns jornais impressos do interior.
Esse problema aumenta quando o cidadão comum, que já foi agredido pelo ato violento de qual foi vítima, recebe uma nova agressão ao perder sua intimidade e privacidade.
É ético em nome de uma boa matéria violentar o direito a privacidade de uma pessoa, e mesmo em casos de flagrantes, jornalista não é juiz para tratar em seus textos, vídeos e fotos pessoas aprendidas como já condenadas e culpadas, em uma matéria não apurada, corre o risco de repetirmos falhas do passado.
Matérias feitas apenas para venderem mais, podem custar caro.
Colegas vamos devagar antes de sair escrevendo tudo que dá vontade. Por mais chato, cansativo que seja , a apuração de fatos nunca é serviço perdido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário