Jornalismo Infográfico
O mercado jornalístico vem se tornando cada vez mais competitivo, e isto se deve não somente ao fato do crescente número de profissionais na área, mas também aos recursos utilizados para se transmitir as notícias, muitas vezes cansativos e de difícil compreensão, especificadamente nos veículos impressos. Em meio a isto, novas técnicas vêm sendo adotadas e, dentre estas, a infografia, é uma de especial destaque.
A infografia significa a apresentação visual de dados, sejam estatísticos, sejam mapas ou diagramas, constituindo assim um ramo no jornalismo visual. Mas isto não quer dizer que qualquer ilustração seja uma infografia. Segundo Alberto Cairo, especialista em design e artes visuais, professor de jornalismo na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos e antigo diretor do departamento de infografia na edição "online" do "El Mundo”, para uma ilustração ser de fato uma infografia é preciso explicar algo, contar uma história, transmitir informação como uma notícia, enfim, é substituir a linguagem, trocar palavras por ilustração.
Embora este recurso atualmente seja ainda em grande parte de uso dos diagramadores, aparece agora também como uma especialização dentro do jornalismo, pois esta técnica não exige apenas profissionais com conhecimento tecnológico para construir infográficos, mas vai além, precisa de profissionais capazes de interpretar os acontecimentos, tarefa que o jornalismo necessariamente carrega consigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário