terça-feira, 8 de abril de 2008

Linguagem no Ciberespaço


A internet tem facilitado a vida de todas as pessoas que tem acesso a ela. Toda a evolução da tecnologia trouxe uma rapidez e uma modernidade anteriormente só pensadas em filmes ou coisas do gênero. A comunicação tornou-se algo tão fácil e ligeiro que acostumamos com o modo “flash” de ser.

Os jovens, obviamente, são os mais afetados pelas novas modernidades. Com facilidade enorme para aprender e entender as mais novas tecnologias, eles usufruem de todo o bem estar que ela pode oferecer.

Mas até que ponto a internet influencia na vida das pessoas?

A linguagem do internetês é um dos pontos mais preocupantes para os educadores brasileiros. Contudo, de fato, esse linguajar influencia os jovens e desqualifica a língua portuguesa?

De acordo com a professora de Língua Portuguesa e Inglesa, Adriana Locatelli, “a linguagem de messenger, orkut e derivados atua diretamente dentro da sala de aula, tem-se uma enorme dificuldade para trabalhar, em provas encontramos coisas como ‘vc e baum’. Esse vicio traz grandes preocupações já que com as siglas inventadas diariamente o aluno fica preguiçoso no pensamento”,

Repensando isso, se o ensino aceitar que os jovens utilizem este tipo de linguagem dentro das salas de aula, a educação do país, que já é escassa, baixará mais o nível ainda. Uma questão que preocupa muito, já que o mercado de trabalho brasileiro necessita de profissionais qualificados.

Uma coisa é se utilizar da linguagem para conversar com um amigo numa hora qualquer, outra coisa é utilizar para se expressar em todos os momentos. Perceba que cada momento exige uma escolha. Não há problema em se utilizar do internetês para conversar com amigos, em momentos descontraídos. Mas é indispensável conhecer e utilizar a língua correta e padrão. Afinal, não é só com seus amigos em momentos descontraídos que você fala ou escreve. I vc naum vai querer iscrever axim numa intrevista de imprego, néh?

Um comentário:

Eder Cardoso disse...

lol

Mto roxx o post! Eh bem issu msm q acontece! Q coisa naum? o.O

Brincadeiras à parte, interessante a abordagem. Hoje mesmo conversei com uma professora a respeito disso. Ela me disse que já perdeu a conta das redações produzidas na linguagem do "internetês". Realmente preocupante.