terça-feira, 15 de abril de 2008

Um minuto de silêncio

Um minuto de silêncio, por favor!


O drama criado pela imprensa sobre o caso Isabella Nardoni tem se mostrado digno uma novela das oito. De tempos em tempos, a imprensa explora casos desta natureza exaustivamente oferecendo, a conta-gotas, cada episódio ao público. Diante deste cenário uma pergunta é inevitável: por que, em meio a tantas notícias, essa se destacou?
Não se fala em outro assunto nos noticiários, desde o Bom dia Brasil até o Jornal da Globo a disputa segue palmo a palmo a cada nova informação. No último domingo, Globo e Record travaram uma guerra para ver quem apresentava mais dados sobre o caso e até Ana Maria Braga explorou até a última gota, a morte da menina.
Diariamente, casos similares ocorrem no mundo todo, entretanto, fatos como este, fogem ao padrão ‘aceitável’ estabelecido por nossa cultura, por envolver uma família de poder econômico relativamente alto. Assim, se Isa caísse da janela de um dos prédios do complexo habitacional Singapura, talvez sua morte não passasse de uma simples nota de algum telejornal vespertino.
Será que não convém aos meios de comunicação, refletir sobre a melhor maneira de informar sem extrapolar com o sensacionalismo? Que tal um minuto de silêncio da imprensa, para respeitar morte a pequena Isabella?

Nenhum comentário: