terça-feira, 29 de abril de 2008

Jornalismo Rural


Trânsito, enchentes, congestionamentos, assaltos, roubos, são alguns fatos que chamam a atenção para as grandes cidades do país. Porém a notícia não está relacionada a acontecimentos nas metropólis. Um outro lado do jornalismo que não é lembrado ou não é conhecido, é o jornalismo rural. Nele temos inúmeras informações que atinge a todos, independente se estivermos numa grande cidade ou em uma "cidadezinha" do interior.

No jornalismo rural, notícias como a safra de alimentos, a venda de gado, as colheitas, são informações que direta ou indiretamente alcança a todos. Por exemplo: uma forte chuva atinge as plantações do Cinturão Verde no Alto Tietê, sendo está região a maior produtora de verduras e legumas de todo o estado, a tendência é a elevação do custo do produto, assim atinge o bolso do consumidor, que no caso é você.

Por isso existem programas de tv como o Globo Rural e o Diário do Campo, ambos exibidos pela TV Diário, que mostram todos os aspectos diários da vida no campo. E também temos a Revista Rural publicada mensalmente, traz informações sobre a agricultura e pecuária.

O jornalismo tem essa proximidade com as pessoas sendo elas da onde forem, ou sobre o que for a notícia, pois está ligada a todos nós.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi, por conta desse desinteresse que existe no agronegócio, estamos tentando ampliar essa divulgação, incentivando através de um prêmio de jornalismo que relançamos no ano passado. É oPrêmio FAMASUL de Jornalismo. O objetivo é incentivar a publicação de matérias relacionadas ao agronegócio, com valorização de Mato Grosso do Sul. O Prêmio FAMASUL de Jornalismo terá inscrições abertas a partir do dia 1˚ de fevereiro de 2010. Nesta edição, profissionais e acadêmicos poderão inscrever trabalhos que tratam de dois temas: meio ambiente relacionado à produção rural; e o direito dos povos indígenas ao século XXI.
Informações podem ser solicitadas pelos telefones (67) 3320-9700 ou 3320-6999 ou encaminhada para o e-mail contato@satocomunicacao.com.br

webjorsuperacao disse...

Agradecemos ao Sato por esta possibilidade de participação neste concurso, além de parabenizá-los pela iniciativa de valorização do Jornalismo Rural.
Willweb
======