Com a chegada da televisão digital no Brasil, as emissoras de televisão começam a se preparar par variar mais em sua grade de programação. Um dos gêneros que está sendo mais explorado são os canais voltados exclusivamente para as notícias 24h por dia, com apenas pequenas interrupções. A pioneira foi a emissora Globo, que já em 1996 lançou o Globo News, canal que além de noticias, também com programas de entrevistas e programas de entreteinimento.
Logo mais adiante, também é lançado pelo grupo Bandeirantes o canal Band News, também nesse mesmo formato, e também o Band News Fm, transmitindo para várias capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Também lançou O BandSports também no mesmo tipo de jornalismo, mas voltado inteiramente aos esportes em um plano geral, com programas específicos para várias modalidades, entrevistas com atletas e eventos esportivos variados.
Todos eles com transmissão via tv a cabo, o que limitava o acesso a população já que não são muitos que podem manter uma tv por assinatura. Já no final do ano passado, surge a Record News, com transmissão na chamada "tv aberta", dando acesso a maioria dos brasileiros, o que já é um grande passo, pois dá também a oportunidade para as pessoas terem informação de qualidade igual a tv por assinatura, mas não podem ter acesso a ela.
Ao que parece as emissoras nacionais vão seguindo os passos das grande emissoras internacionais como a BBC com o BBC News, e a CNN, que inclusive tem canais línguas diferentes, tudo para facilitar o entendimento do telespectador, e para que ele não perca uma informação se quer.
Mas ainda existem dúvidas sobre esse tipo de jornalismo: Qual é a melhor forma de se adequar para atrair o telespectador? Os jornais mais convencionais irão desaparecer?
Um comentário:
excelente blog! pena que o descobri só agora... no meio do último an da faculdade de jornalismo...
Well... nunca é tard! - ah, e obrigado pela visita ao meu blog!
Postar um comentário