Com o crescimento do espaço virtual para a divulgação de notícias e informações, surgem mudanças na produção, emissão e recepção do discurso jornalístico veiculado através da Internet. Com o jornalismo digital surgem novos paradigmas tanto no fazer jornalístico como no modo de consumir a informação. Habitado especialmente por jovens, esse espaço virtual quando utilizado para o fazer jornalístico, proporciona ao internauta condições especiais de interagir com o emissor da mensagem e com as fontes, podendo redirecionar a informação segundo seus interesses, além de que ele possui um grande campo de pesquisa onde pode acessar inúmeros bancos de dados para complementar sua pesquisa. Há quem diga que o “html” é a mais nova linguagem do jornalismo, não descartando as outras mídias, porém dando um tratamento especial para a informação on-line e interativa.
Para os internautas este modo de fazer jornalismo é sem dúvidas muito interessante. Ao mesmo tempo em que buscam a informação, têm a oportunidade de redireciona-la à outros públicos, de acordo com seu próprio ponto de vista. É um avanço da modernidade, onde todos acabam sendo um pouco jornalistas da sua própria realidade. Embora com notícias semelhantes, pontos de vistas distintos, o que enriquece ainda mais o espaço virtual de pesquisa e o jornalismo on-line. E é justamente nessa diversidade de linguagens que o webjornalismo de diferencia das outras mídias.
Mas, se na tv ou rádio a ânsia pelo furo de reportagem é grande, na internet a pressa é ainda maior porque trata-se de sair na frente com “jatos” de informação, com pedaços de notícia, com atualização constante à medida que o fato está acontecendo. Munido de celular e câmera digital, o repórter ou a equipe transforma-se em unidade geradora de texto e imagem. Sendo assim o receptor recebe não apenas o cenário dos fatos, mas o texto com dados, números, detalhes etc explicando o que se passa. Isto é: A Internet vai além da TV quando une texto e imagem, transmissão ao vivo com reportagem impressa. Tudo isso somado ainda ao diálogo direto com o internauta, proporcionado através dos campos destinados à comentários, ou ate mesmo atribuição de notas para cada matéria ou artigo publicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário