quarta-feira, 9 de abril de 2008

Mídia: o controle da informação

Uma discussão raramente feita no Brasil é a questão da mídia e democracia. As grandes mídias que são do setor privado tem um grande poder em influenciar assuntos de ordem pública.
Se pensarmos em quantas empresas controlam o mercado mundial de informação, deparamos com “meia dúzia”, ou menos, para atender mais ou menos, seis bilhões de seres humanos, o restante em que você pensar, são todos sócios/filiados das grandes empresas. Essas corporações são movidas por interesses econômicos, financeiros, ideológicos, capitalistas, enfim, menos interesse público.
Logo podemos perceber que a objetividade e imparcialidade da mídia são uma grande ilusão contemplada pelos “chefões” da mídia que obedecem a interesses privados.
Todos os aparatos midiáticos se tornaram estratégia para o Estado propagar suas idéias e ter maior êxito em suas “ambições pessoais”. Pensando em jornal como venda de opinião, imagina o poder de quem o tem como propriedade!
As próprias instituições de ensino (não generalizando), fazem parte desse sistema, o qual repassa ideologias de grandes “financiadoras”.
A mídia esta controlando e manipulando a consciência, a partir da escolha da notícia para o público, ao tom e aos termos usados para essa reprodução.
Com o monopólio da mídia não há liberdade de imprensa e obviamente nem democracia.
O livro O Jornalismo Canalha: A promíscua relação entre a Mídia e o Poder, de José Arbex Jr., é uma boa leitura para entender não somente o presente, mas indagarmos quanto ao futuro da democracia e da mídia.

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