quarta-feira, 9 de abril de 2008

Jornais apostam em cidadãos contra crise

Cidadãos colaboram com os jornais

O jornalismo local, ou o micro jornalismo, começa a chamar a atenção de universidades e grupos de mídia interessados em negócios alternativos.

Relatórios da agência de crédito Standart & Poors
indicam uma possível dificuldade financeira de grandes jornais norte-americanos em honrar débitos com bancos. Os jornais previram, até dezembro, quedas de 2 a 3% no setor financeiro, porém indicadores apontam 18%, o que causa espanto em acionistas de empresas jornalísticas.

O jornalismo local começou, então, a surgir como uma alternativa para a crise que os jornais têm vivenciado com a perda de leitores para blogs e páginas de notícias. No entanto, em cidades com menos de 50 mil de habitantes a cobertura jornalística não compensa.

O conflito entre a necessidade de recuperar leitores e o alto custo começa a ser solucionado com os cidadãos. O trabalho específico de profissionais passa a ser transferido para amadores, o que não agrada muito aos jornalistas. Mas, pelo visto, não haverá muitas soluções. O jornalismo feito pelas comunidades locais tem chances de se tornar a salvação de muitos jornais do interior, onde o financiamento dos veículos também é bastante caro.

Via: Observatório da Imprensa

Nenhum comentário: