sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Votar pra quê?


políticos: todos iguais?
<ensaios narrativos>

“Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo.”


Esta é uma das definições de democracia, o regime sob o qual vivemos. O princípio básico de democracia é que o povo eleja seus representantes, para que estes intercedam por ele junto ao poder público. Como estamos em ano eleitoral, vem a pergunta: Tem alguém defendendo nossos interesses, seja no Planalto Central, seja na Câmara de vereadores ou na prefeitura da sua cidade?


A resposta parece óbvia: Não! Ainda mais com tantos escândalos que não param de estourar nos jornais; mensalão, corrupção e suborno são algumas das palavras que têm sido freqüentemente associadas à política. Realmente, existem muitos políticos corruptos e incompetentes, e ai vem outra pergunta: Mas será que o povo, na hora de votar, está escolhendo direito?

Vamos lá. Em 2005 foi denunciado o escândalo do Mensalão, a maior crise enfrentada pelo governo Lula. O mensalão foi denunciado um ano antes das eleições de 2006, o que tornou, na época, imprevisível o seu resultado. Porém, o desfecho daquelas eleições foi desanimador. Muitos dos candidatos que foram denunciados por participarem do esquema corriam o risco de perder seus cargos. Para que isso não acontecesse, alguns se aproveitaram de uma brecha na Lei e renunciaram. Dessa maneira, puderam se candidatar novamente no ano seguinte. E adivinhe só, alguns, como o deputado Valdemar Costa Neto, na época presidente do PL (atual PR), e José Genuíno, conseguiram se re-eleger. Os envolvidos no caso do mensalão estão soltos, continuam levando boa vida e alguns deles continuam na Câmara dos Deputados.

Votando dessa maneira, fica difícil ver alguma perspectiva de melhora no nosso país. De que adianta ler todos os dias sobre os escândalos nos jornais, se indignar e reclamar se no dia das eleições você jogar seu voto fora, seja anulando, seja “votando em qualquer um” ou vendendo seu voto em troca de brindes e favores?
É comum generalizar, e na época da eleição dizer que “político é tudo igual então vou votar em qualquer um e anular meu voto”.

As coisas não devem ser vistas desse modo. Existem maus políticos, mas também existe gente séria, que leva seu ofício e seu cargo a sério. O princípio de democracia pode até ficar, em grande parte, apenas na teoria, mas o voto ainda é o único meio de mudar. Eleger sempre os mesmos que não fazem nem nunca fizeram nada e os que roubam e são condenados bem na frente do nosso nariz é contribuir para que o Brasil retroceda.


A credibilidade dos nossos políticos está sim em baixa, por isso é necessário olhar com atenção, ver as propostas e o histórico de cada candidato, desconfiar, não acreditar em promessas mirabolantes, em discursos rasos vazios Se o seu candidato for eleito, cobre-o! Exija os resultados que ele prometeu! Afinal, o voto é nossa única arma, só temos que tomar cuidado para não nos matarmos com ela.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Capô, interessante essa abordagem crítica, pois mostra consciência. Mais interessante ainda é que vc procurou ficar restrito ao enfoque, sem divagações.
Além de relembrar o retrato político brasileiro, também ajuda a conscientizar.
O modelo reflexivo-analítico ficou apropriado.
////
@_@♫
► ◄