segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O jornalismo institucional na sua reinserção na sociedade


O jornalismo institucional é mais uma das ferramentas utilizadas para a veiculação das informações de um público restrito, independente de sua natureza, como nas instituições lucrativas, sem fim lucrativos, políticas, religiosas, militares, sindicais e etc. Essa forma de jornalismo é diferente do tradicional pela sua forma de abordagem, pois enquanto a imprensa “teria” que veicular a informação em sua forma mais imparcial e pura possível, o institucional vai valorizar os pontos positivos do grupo que o administra.

Apesar dessa forma de jornalismo já existe há um longo tempo, sua evolução vem se tornando mais significativa com o aumento da tecnologia e o barateamento dos custos como impressão de panfletos, jornais murais, folders e principalmente com a facilidade de inclusão de serviços na Internet. Grande parte das empresas utiliza o sistema de intranet para os funcionários, que pela Internet, batem seus pontos, ficam sabendo sobre suas horas extras, avaliação dos serviços realizados e uma serie de informação pessoais que cada funcionário possui na empresa.

Além disso, as empresas utilizam a Internet para a apresentação da instituição em caráter mundial, aumentando sua gama de futuros negócios e possibilitando que qualquer pessoa conheça a empresa e principalmente, a forma que a instituição deseja ser conhecida. Essa vertente do jornalismo, que tem com objetivo apresentar da melhor forma possível sua instituição, pode até ser confundido com mera publicidade, mas todo veiculo de comunicação possui seu publico cativo que necessita ser alimentado não perdendo sua importância e essência jornalística

O jornalismo institucional, cresce e emprega muitos jornalistas, pois com a facilidade de implantação de um site, possibilita que empresas de pequeno porte também utilizem desse artifício para promover o seu trabalho. Com a acessibilidade da Internet, aumentando e revolucionando as formas de navegação, esse estilo de jornalismo a cada dia deverá ser mais explorado.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Fidelix, o que vc trata de jornalismo institucional parece, hoje, confundir-se com o que fazem as assessorias, que pretam serviços. Aliás, o jornalista assumiu o papel do RP e o respectivo mercado, e atualmente critica a si mesmo por não considerar esse tipo de jornalismo como algo da espécie. Pois é! Faltou essa polêmica em seu texto!

'''
@_@♫
► ◄