segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Amadorismo virtual

"Avanço e acesso à tecnologia vem crescendo à cada dia entre as pessoas"

A maior parte dos veículos de comunicação quer ser o primeiro a dar uma notícia. Por tanto, vale (e muito) a participação de profissionais ou não para que isso ocorra. No entanto, ficam vulneráveis ao erro. Importantes veículos - também participantes do território virtual, disponibilizam em sites espaços para que vídeos ou fotos feitos por amadores sejam publicados. Afinal, isso pode fazer com que notícias como a filmagem dos ataques às Torres Gêmeas (World Trade Center), em 11 de setembro de 2001, repercutem em todo o mundo.

Nem sempre ser o primeiro a divulgar algum acontecimento é o mais importante. O fato de não ter tempo hábil para consultar, apurar e questionar os fatos faz com que o veículo perca sua credibilidade na medida em que o internauta percebe que foi “enganado”. Mas, essa ferramenta humana ajuda e muito. Com a tecnologia atual, desde o celular com câmera e a própria internet, fica ainda mais fácil obter “boas” matérias, pois isso gera praticidade – fator muito importante na comunicação.

Grandes veículos do mundo real estão disponíveis em forma digital. E, com isso, agregam mais ferramentas ao site para que seja um atrativo inovador. Fazer com que o leitor, internauta, ouvinte (no caso da rádio) ou telespectador, participe diretamente na produção de determinado conteúdo é muito importante. Em sites, como www.globo.com, é possível encontrar um espaço com esta finalidade. Cautela, neste caso, nunca é demais. Por serem locais visitados por pessoas do mundo todo, em questões de segundos, outros internautas já acessaram o conteúdo. Sem contar que, dependendo da informação, ela pode virar notícia em todo o país e para “desmentir” o que foi dado como verdade é muito mais difícil devido às proporções do erro.

Apesar de amadores, existem pessoas que vivem atrás de acontecimentos - sejam eles inusitados, trágicos, cômicos, entre outros. Cabe aos responsáveis terem cuidado e, conseqüentemente, serem mais criteriosos ao optar por publicar determinada notícia. Até mesmo por quererem ter um alcance maior, estes não profissionais contribuem diretamente sobre o que é veiculado na internet, idéia comprovada no site www.youtube.com, composto basicamente por vídeos amadores. Esta combinação, se bem aproveitada, só tende a crescer futuramente aliadas aos resultados positivos.


Fonte: Wikipédia, Observatório da Imprensa e O Estado de S. Paulo


Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Manfio, falar de amadorismo neste mundo altamente tecno é interessante, porque às vezes o amador é encarado como um ator criativo, quando não exaltado.
Digo isso, porque há tantas fraudes que passam por verdade que na web fica difícil, a não ser que seja investigado.
Há anos um site chamado cocadaboa faz questão de enganar jornalistas profissionais incautos, forjando mentiras, como aquela de que nos livros dos EUA não consta a Amazônia no mapa brasileiro. Muitos acreditaram.
Será que isso é amadorismo!/ Ou seria especialização do boato, do falso e do catastrofismo. No jornalismo da web,ocorre a rapinagem quando alguém se apropria de dados de outro site, etc.
Senti uma polemização que por certo ajudaria o leitor a ver que o buraco está mais embaixo
o.Õ
willweb