segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Telejornalismo inclusivo

Repórteres do Telelibras

Juliana Lopes
Com o objetivo de promover o acesso à informação às pessoas com deficiência auditiva, a ONG Vez da Voz desenvolve, na internet, um trabalho inédito no Brasil: o Telelibras. Nele o apresentador do telejornal divide o mesmo espaço na tela com um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para transmitirem compilações de fatos que aconteceram no Brasil e no Mundo.

Desde abril de 2007, o programa é exibido semanalmente através do site da ONG, em boletins de 5 minutos de duração, com notícias variadas sobre política, esportes, economia, atualidades e inclusão social. As matérias são gravadas nos estúdios em São Paulo, Campinas e Brasília, mas também há gravações externas feitas por repórteres com Síndrome de Down, deficientes visuais e cadeirantes, que dão dicas de cultura, lazer e de como querem ser tratados.

Em artigo publicado no site
Observatório da Imprensa há referência sobre a atuação inédita e a ação inclusiva do projeto. Sites educativos e de apoio a pessoas com deficiências, como o do Banco de Dados do Ministério da Educação e da SMPED - Secretaria Municipal de SP para Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, divulgam a iniciativa em suas páginas na internet.

O Portal Vez da Voz recebe cerca de oito mil acessos por mês. Agora, a intenção da ONG é transformar o Telelibras em um telejornal diário e passar a exibi-lo em um canal de TV.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Juliana, muito bom! Poucos falaram sobre este assunto e por isso é um assunto candente! O Leonardo do jornal de Suzano fez trabalho com esse objeto e ficou bem interessante!
Torcemos para que os incluídos votem bem e opinem criticamente também!
~'~'~
@ @ ♫
..
__
► ◄