segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Jornalismo e Mídia Locativa.


Mídia Locativa é um meio de informação vinculado a um determinado espaço ou local dentro do mundo digital.
Podemos afirmar também que midia locativa esta relacionado com um conjunto de tecnologias e
processos info-comunicacionais cujo conteúdo informacional vincula-se a lugares especificos, transmitida por palms, GPS, telefone celular e etc. Não só jornalistas mas também publicitários utilizam deste meio para atingir determinada localidade ou seu publico alvo, também pode ser utilizado para mapear e monitorar, a partir daí lugares podem comunicar-se através de dispositivos informacionais, enviando, coletando e processando dados entre uma relação de informação digital, localização e artefatos digitais móveis.
Quando por exemplo passamos em frente a uma loja, restaurante ou mercado, podemos considerar uma mídia locativa, pois muitas vezes ela possui informações agregadas aquela região, mesmo assim a informação é estática limita-se a dizer apenas o que é aquilo.
A dois tipos de midia locativa, a digital e a analógica, a digital é como expliquei acima, feita através de aparelhos eletrônicos em rede, já a analógica, oculta muitas vezes maiores informações que poderiam ser transmitidas.
Dentro do contexto jornalístico a midia locativa acaba sendo um grande suporte não só para transmitir informações, mas também para guiar o jornalista a informação através de GPS por exemplo. A midia locativa pode transmitir informações auxiliar marketing das empresas, encorajar a produção de conteúdo cada vez mais em nosso cotidiano, podendo até fazer uma conexão no espaço urbano.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Carlos, este assunto é bastante atual, mas senti a falta de um estado da arte.
O André Lemos, cujo link é possível acessar na categoria cibercultura, no endereço Carnet du Note, seria uma boa referência, pois ele fala, estuda e persegue este objeto.
Sem links fica difícil falar de midia locativa
////
@_@♫
► ◄