domingo, 28 de setembro de 2008

Redes de Relacionamentos: Um Vinculo Empregatício


"As redes de relacionamento oferecem muito mais que encontro entre amigos"


Redes de relacionamentos na internet são sites como: Orkut, Friendster, LinkedIn que permitem criar e manter comunidades. Esses sites auxiliam os navegantes a reencontrar amigos e familiares, além de ajudar na construção de novas amizades atravez das comunidades semelhantes, eventos à acontecer, ou mesmo por meio de amigos em comum. Porém todas essas vantagens vêm acompanahada de desvantagens muitas vezes, desagradáveis e trágicas pois a partir do momento em que o individuo se insere nessas redes, a sua privacidade estará aberta a todos os usuários da Internet, ou seja, a sua vida passa a ser pública e sem restrição de acesso.


Isso os transformam num atalho para controlar o mesmo, obter informações sobre a rotina, o estilo de vida e as diferentes identidades através das comunidades que este participa.
Toda essa falta de privacidade da espaço a pessoas mau intencionadas que “clonam” o perfil de uma outra e utiliza o seu nome para ferir moralmente outros individuo dos quais muitas vezes estão relacionadas com a vitima. Além disso, são redes de comunicação e ampliação de movimentos radicais, racistas e até mesmo de organizações criminosas. Outro método encontrado por usuários é o MSN, no qual você pode ou não autorizar uma pessoa para iniciar uma conversa, sendo ela particular ou com mais participantes se assim preferir. Este médoto é mais sigiloso, uma vez que somente o interessado recebe as mensagens a ele destinado. Por esse programa, fotos, documentos ou qualquer outro arquivo pode ser enviado via internet.

Entretanto, apesar de útil, o contato físico com um amigo é perdido, já que a conversa se torna apenas uma troca de frases sem sentimentos reais, muitas vezes expresso e compreendido de maneira errada.Por fim, deve-se, antes de adentrar a sites e programas deste porte, analisar friamente a sua intenção quanto a utilização dos mesmos, pois eles podem gerar polêmica e problemas para os usuários que fizerem mal uso. Quase todo mundo sabe da importância da rede de contatos ou networking para o sucesso profissional e pessoal, mas ainda são poucas as pessoas que valorizam e organizam suas redes sociais, pois muitos acham que não precisam anotar nada, nem o nome, nem fone e nem e-mail, possuem boa memória e sempre se encontram no bar, na danceteria, na pracinha, na esquina, no futebol, ou em qualquer outro lugar se cruzam.

É preciso ampliar as vantagens oferecidas pelas redes de relacionamentos, pois a construção de uma consistente rede de relacionamentos, demanda um bom tempo e um investimento em marketing pessoal de qualquer pessoa, para que ele possa efetivamente extrair e gerar resultados, adquirindo assim credibilidade dos seus contatos e procurando conquistar um espaço notável e distinto, pautado na confiança e na ética. O investimento referido não está necessariamente em valores financeiros, mas em atitudes e comportamentos com todos os membros da rede. Atualmente existem pessoas com grande facilidade para fazer e ampliar suas redes de relacionamento e contudo, não exploram devidamente os seus contatos, seja para informações de negócio ou emprego, vivem reclamando que não estão satisfeitas com suas atividades e que estão à procura de dias melhores, continuam paradas esperando cair do céu uma nova oportunidade. Se essas pessoas apenas usassem seus contatos positivamente, poderiam facilitar o alcance e realização dos seus objetivos, já que pesquisas comprovam que mais de 70% das oportunidades profissionais surgem por indicação.


A cada dia surgem eventos e oportunidades inclusive específicas para networking em todos os lugares do mundo, onde se pode participar gratuitamente, trocar cartões, contatos, materiais promocionais e efetivamente praticar e valorizar a tendência crescente das redes de relacionamento. Isso não vale apenas para empresários ou executivos, mas sim para todas as pessoas, pois, cada de um nós tem já a sua própria rede, basta saber usá-la de forma adequada e procurar ampliá-la.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Mara, este assunto ganha expressão, pois tem surgido várias redes disputando os internautas.
os problemas de segurança que foram surgindo acabaram acionando a Justiça de muitos países --incluindo o Brasil-- forçando os provedores a criarem mecanismos de preservação da identidade.
Mas há também outros fatores envolvidos, alguns dos quais vc cita.
Você apresenta um problema, desenvolve e mostra um caminho. Só senti a falta de referência para um Estado da arte relacionado ao assunto.
\\\\
o_Õ
willweb