segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A nova onda do Microbloggin

O Twitter, o espaço microblogging mais utilizado

Microblogging é uma nova forma de blog que onde os textos ter que ser curtos(geralmente com menos de 200 caracteres). Eles podem ser lidos e enviados por vários meios, como, SMS, mesagens instantâneas, e-mail, mp3 e pela web. O mais popular é o Twitter. Além da praticidade de usá-lo onde e quando quiser, essa ferramenta dá espaço para uma produção jornalística mais livre das redações e de maneira instantânea.
No microblogging não se pode colocar imagens e apenas poucos links, o que o torna menos atrativo. Entretanto, muitos jornalistas acreditam que ele tem grande potencial especialmente por ter ferramentas fáceis de usar. Alguns blogueiros já estão enciumados, dizendo que o microbbloging não pode ser colocado como se fosse algo revolucionário, interessante e indispensável.

Desde agosto, está no ar o ReporTwitters, um site dedicado a jornalistas que queiram utilizar o Twitter como ferramenta de trabalho. A idéia é mostrar os bastidores da produção da notícia através do Twitter, ou então usar o próprio Twitter como meio para encontrar e entrevistar fontes espalhadas pelo mundo. Algumas empresas jornalísticas como o New York Times, a CNN, o BBCBrasil e o IG, já aderiram ao universo do microblogge.

De acordo com um artigo publicado pelo sirte Observatório da Imprensa, na Argentina, desde o dia 20 de setembro de 2007 está no ar o jornal 20palabras. A proposta é publicar notícias que tenham no máximo 20 palavras. Para isso, o jornal conta com uma redação descentralizada – e a proposta de enviar notícias a partir do local de acontecimento do fato, por dispositivos móveis ou pela própria web.

Enfim o microblogging é uma coisa hiperobjetiva e concisa, como toda boa informação tem que ser. O principal objetivo é a de que os microbblogs possibilitem a transmissão de um breve alerta sobre o acontecimento de algum fato que, poderá ser desenvolvido na forma de postagem de blog, ou notícia.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Rebeca, muito boa sua postagem: a ferramenta microblogging surgiu, muitos aderiram, depois entrou em declínio porque muitos não estavam postando tal como sugere o modelo e o método desta ferramenta. Chegou até a ser questionada por alguns como não tendo um objetivo claro, na medida em que as pessoas usavam para dizem o que estavam fazendo, coisas do tipo: "estou comendo um pastel", "estou indo para o evento", etc.
Recentemente uma postagem interessante mostrou que os usuários já estavam usando para expor idéias, e a meu ver faz mais sentido.
Eu mesmo acompanhei o que os participantes do Digital age tinham a sugerir sobre o evento e foi legal, com exceções.
Valeria a pena experimentar esta ferramenta, pois tem muito a ver com o móbile, que está crescendo muito.
\\\\\
o_Õ
willweb