segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O futuro do Jornalismo online

Novas tendências no Jornalismo On Line facilita a vida dos internautas

Segundo o diretor da Sinconline as notícias estão sempre actualizadas na Internet, e qualquer pessoa pode ver e participar. Através da Internet, dizia ainda o diretor, é possível a qualquer pessoa enviar comentários ou até mesmo notícias. “Quem sabe, amanhã, no jornal, faremos referência ao que nos enviar”.

Não é fácil, por enquanto, prever qual será o papel da Internet no futuro do jornalismo, ou mesmo qual será a evolução do jornalismo online. Os estudiosos dividem-se e apresentam diferentes perspectivas do que está para vir. Por um lado, defende-se que o jornalismo online terá práticas e características semelhantes às actuais, apenas utilizará um meio diferente para a difusão da mensagem, um meio que tem a vantagem de conjugar texto, imagem e som numa só estrutura e que está ao alcance de todos, em qualquer lugar do mundo, à distância de um clique. Em oposição, estão os estudiosos que vêem na Internet o fim do jornalismo. Não sendo necessário um mediador que seleccione e apresente as notícias, uma vez que todos podem aceder às mesmas fontes de informação que os jornalistas, estes deixarão de ter um papel relevante na sociedade e seremos, ao mesmo tempo, produtores e consumidores de conteúdos.
O futuro do jornalismo, apesar de ser difícil de prever, deverá estar num espaço intermédio entre as duas versões apresentadas anteriormente. A Internet não representará o fim do jornalismo e dos jornalistas, mas vai, certamente, modificar muitas das práticas actuais nas redações (mesmo nas de meios de comunicação online). A deontologia e o profissionalismo dos jornalistas continuarão a ser os mesmos; a forma como se investiga e constrói uma notícia terá semelhanças com o que se realiza hoje; a apresentação será diferente e os profissionais do sector terão que se adaptar às novas tecnologias.

Sendo assim, pouco ou nada é originalmente produzido na redação online, fazendo do trabalho dos jornalistas o que eles mesmos chamam de " integração ou centralização de conteúdo''. Por conta disso, a questão que se coloca é imaginar ser ou não um exagero que o jornalismo, no rigor do conceito, não exista de fato na WEB, na medida em que vemos produtores de conteúdo como especialistas em tão somente reunir a produção - já evidentemente apurada e tratada - de diferentes meios de comunicação.


Fontes: Fabiana Puncini - Jornalismo On Line, Elisabete Barbosa - Universidade do Minho, Portal Baciotti

2 comentários:

webjorsuperacao disse...

Binoki, falar do fim do jornalismo realmente é complicado em meio a tantas inovações que entrelaçam este fazer. Mais ainda o fato de no Brasil ser diferente a questão da obrigatoriedade do diploma.
Por outro lado, parece inegável que esta profissão, para contribuir com a sociedade exige profissionais bem formados.
Senti falta de um estado daarte do problema que ficou muito no que vc pensa!

webjorsuperacao disse...

Petra, falar do fim do jornalismo realmente é complicado em meio a tantas inovações que entrelaçam este fazer. Mais ainda o fato de no Brasil ser diferente a questão da obrigatoriedade do diploma.
Por outro lado, parece inegável que esta profissão, para contribuir com a sociedade exige profissionais bem formados.
Senti falta de um estado daarte do problema que ficou muito no que vc pensa!
\\\\
o_Õ zzzz
willweb