segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Política na web

Perfis de candidatos no site Twitter: cada vez mais em busca de eleitores

A propaganda política para as Eleições deste ano terá várias restrições. A legislação eleitoral permitiu ouso da internet como instrumento de veiculação de propaganda política, porém muitas ações inovadoras no ambiente on-line não estão previstas na legislação eleitoral.
Apesar da restrição do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que só permite a propaganda eleitoral na web nos sites oficiais de campanha, a busca pelos votos dos internautas invade sites, blogs, flogs, vídeos veiculados no Youtube, redes sociais como Orkut e também o Second Life.
Existem muitas controvérsias quanto a isso, desde o começo das campanhas eleitorais muitas decisões foram tomadas quanto à veiculação dos produtos eleitorais neste meio, mas até hoje nenhuma delas foi realmente “trágica” o que leva cada vez mais os candidatos, a usarem e principalmente abusarem deste meio.
Nos Estados Unidos, por exemplo, esse tipo de propaganda foi muito popular.Um grupo de artistas norte-americanos, entre cantores, atletas, músicos e estrelas de cinema, gravou um vídeo musicando um discurso do senador Barack Obama O vídeo, veiculado apenas no Youtube, já ultrapassou a marca de 6 milhões de views. Não foi feito por Obama, não conta com a participação de Obama e reflete pura e simplesmente o voto de alguns formadores de opinião da sociedade americana. Da mesma maneira como Roosevelt foi o presidente que descobriu o poder do Rádio, e Kennedy o da televisão, alguns cientistas políticos acreditam que Obama, se eleito, poderá ser o presidente que “descobriu” o poder da Internet para mobilizar diretamente os eleitores.
Em São Paulo, os principais candidatos à prefeitura já iniciaram a batalha judicial para evitar o que consideram excessos.
O primeiro a se manifestar foi o atual prefeito e candidato à reeleição Gilberto Kassab (DEM). Sua coligação entrou com representação contra a campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) por conta de vídeos no site tucano que estavam hospedados no Youtube. A Justiça Eleitoral aceitou a ação e determinou a retirada dos vídeos, que passaram a ser hospedados no próprio site de Alckmin.A campanha de Marta Suplicy (PT), por sua vez, também recorreu à Justiça para que Kassab retirasse do seu site de campanha links que remetiam o internauta a páginas fora do oficial. Mais uma vez, os juízes aceitaram o pedido.No entanto, uma busca pelo nome da candidata petista no Orkut, a pesquisa mostra mais de 500 perfis como sendo da ex-ministra. As buscas por nomes de Alckmin e de Kassab também mostram resultados expressivos.Até em supostas novidades da web, como o miniblog Twitter, são usados como "arma" para angariar mais votos para os candidatos. Marta e Alckmin possuem suas contas no site.
Concerteza, mais uma vez, a internet esta tendo um papel muito importante nessas eleições, afinal é a forma mais democrática de omitir opiniões.


Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Fernanda, realmente a Internet vai mudar o cenário político. No MediaOn, no Itaú Cultural, cuja temática era jornalismo online eleições, os pol´piticos estavam ausentes, mas estavam na web, seja aqui, seja nos EUA.
Cabe aos jornalistas sacarem isso e bolerem estratégias de cobertura, tal como vc sinaliza
~'~'~
@_@ ♫
► ◄