segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Geração Faça você mesmo tende a crescer

Gravações do Blogumentário durante a Campus Party

A expressão Faça você mesmo surgiu nos anos 50, nos Estados Unidos, com o encarecimento da mão-de-obra, mas ganhou força somente nos anos 70, com o movimento punk em resposta ao capitalismo, o “Do It Yourself”, ganhou significado mais duro, o “faça você mesmo porque ninguém fará por você”. Atualmente, o Faça você mesmo tem ligação com uma enorme quantidade de pessoas, a Geração Y, que cresceu ligada à tecnologia, às diversas formas de informação ao mesmo tempo, ao bombardeio de publicidade, e às ferramentas colaborativas.

Para quem não acreditava que o blog, o fotolog, o My Space, o Second Life, enfim, toda a classe do Faça você mesmo na internet, chegariam muito longe, se surpreende ao perceber que eles vêm ganhando o mundo inteiro. Em fevereiro, ocorreu no Brasil, o Campus Party, que foi o maior evento de inovação tecnológica e entretenimento eletrônico em rede do mundo, que visa “trocar figurinhas”, curiosidades e realizar atividades entre os usuários, como mini palestras e oficinas, nos campos da cultura digital e da tecnologia.

Foi durante o evento que aconteceu o lançamento do filme Nome Próprio, um filme dirigido por Murilo Salles e estrelado pela atriz e blogueira Leandra Leal. O longa é baseado em histórias dos livros e do blog pessoal de Clarah Aberbuch, que narra a vida de uma escritora que vive para escrever em um blog. No blog oficial do filme, consta que não é possível ignorar que o Brasil conta com o maior número de usuários inscritos no Orkut, ou que somos o usuário que fica mais tempo conectado à internet no mundo. Também no evento ocorreram as filmagens do Blogumentário, uma obra destinada a entender o momento atual dos blogs brasileiros, aos olhos das principais figuras ligadas a este universo, entrevistadas por Cazé Peccini.

Não há como virar as costas para o movimento Faça você mesmo, para a geração que surge cada vez mais enterrada com a informação e a tecnologia. Porém é de máxima importância que as pessoas não se deixem levar pela informação que acabou de sair do forno, sem fonte confiável, que utilizem novas ferramentas como meio de crescimento e desenvolvimento, afinal de contas esse é somente o início do futuro que nos espera.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Benevenuto, é sempre bom lembrar esta geração, cuja origem vc resgata bem.
O momento atual está fazendo surgir jovens com muito talento, que por sinal poderia ser mencionado em seu texto, como por exemplo a Marimoon, que da web foi para a MTV, bem como a Mallu Magalhães, com suas canções country no myspace, que gravou CD dia 7 de outubro [http://www.myspace.com/mallumagalhaes].
Mas vc dá o recado répido e isso é bom para a web.
o.Õ
willweb