sábado, 27 de setembro de 2008

Trajédias não resolvidas



Incêndio causado pelo acidente com o voô 3054 da Tam
<ensaios narrativos>

Várias tragédias que aconteceram no Brasil ainda continuam sem culpados, e os parentes das vítimas sem mesmo ter um explicação concreta do fato ocorrido.
Podemos citar as obras do metro de São Paulo, que acabaram abrindo uma gigantesca cratera, onde soterrou e matou sete pessoas, e danificou várias casas, onde seus moradores tiveram que deixar as suas casas condenadas com a promessa de que novas moradias seriam construídas para ele. Promessa que nem passou perto de ser cumprida, já que a maioria deles ainda mora em hotéis da cidade, tendo muito de seus bens e de sue próprio passado destruído.
A maioria acompanhou pela televisão, jornais ou Internet o choque do avião da empresa Gol, e um jato Legacy que resultou a queda do vôo tal da Gol onde matou mais de 150 pessoas, mas ainda está indefinido, já que a responsabilidade do acidente que ora vai para os pilotos do Legacy, ora vai para mal funcionamento de um aparelho da aeronave, mas nada de concreto foi decidido.
Também não podemos esquecer do caso do avião do voô 3054 da empresa de linhas aéreas da Tam, que ao pousar no aeroporto de Congonhas localizado na cidade de São Paulo, não consegui parar passando por toda a extensão da pista, e segundo especialista bate em um depósito da própria empresa matando quase 200 pessoas entre passageiros, tripulação e funcionários que trabalhavam no local. Caso também não resolvido, já que a responsabilidade pode ser da empresa que autorizou a abertura da pista sem as devidas medidas de segurança, onde já havia acontecido um incidente dias antes com um avião de pequeno porte que teve , do controlador de vôo da torre que autorizou o pouso da aeronave mesmo com as condições ruins da pista, do aeroporto não deveria ser construído em uma área movimentada da cidade.Se apurações mais rápidas não acontecerem, mais empenho dos envolvidos para punir corretamente aqueles que devem ser apontados com (ir)responsáveis, mas principalmente a assistência adequada os parentes das vítimas desses e de muitos outros acidentes não resolvidos veremos muito ainda as notícias e reportagens como a do potal do Terra de 27 de Setembro deste ano, onde os familiares das vítimas criticam a grande demora dos relatórios que depois de 2 anos ainda não estão prontos.
Vários outros casos já foram presenciado, principalmente em tv aberta, onde muitas vezes acontece do ser explorado por alguns sensacionalistas somente me troca da audiência. Mas o que infelizmente o que está se tornando normal é que as os fatos vão fazendo "aniversário" e as providências cada vez mais longe de serem tomadas, enquanto isso as famílias afetadas continuam sem resposta.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Rangel, o enfoque é bom, mas o modo como vc expÕs exigia dados jurídicos, processuais, entre outros que pudessem dar o parâmetro ou o estado da arte disso.
O que vc diz deixa claro a omissão ou quem sabe certa incompetência, merecendo mais buscas.
Se vc tivesse utilizado um texto mais literário poderia dar novas nuances a estas tragédias.
Percebi alguns problemas estruturais que merecem sua atenção.
//////
@_@"
► ◄