sábado, 27 de setembro de 2008

Fia pune líder do campeonato


Lewis Hamilton perde os pontos da vitória em Spa-Francorchamps

<ensaios narrativos>

Em uma prova cheia de confusões dentro da pista devido à chuva nas últimas voltas do GP da Bélgica, no último 7 de setembro, o brasileiro Felipe Massa herdou a vitória e os dez pontos do inglês Lewis Hamilton. A decisão dos diretores da prova saiu quatro horas após o término da corrida e se baseou numa ultrapassagem indevida em cima do finlandês Kimi Raikkonen há quatro voltas do fim.
Para os comissários da prova, o Britânico devolveu incorretamente a posição a Raikkonen, após ultrapassá-lo por fora numa chicane. Ele deveria ter esperado pelo menos a próxima curva, comentavam os pilotos. Já que restavam menos que cinco voltas o piloto da McLaren sofreu uma penalização de vinte e cinco segundos, tempo de um “drive through”.
Na semana seguinte do confuso grande prêmio os dirigentes da equipe britânica entraram
com um recurso na Corte Internacional de Apelações da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) pedindo a devolução dos pontos e a vitória à Hamilton.

O julgamento da apelação demorou quinze dias e ocorreu na semana após o GP de Monza na Itália. Lewis compareceu para dar seu depoimento junto dos advogados da equipe, do dirigente Martin Whitmarsh, seu engenheiro Phil Prew e Tim Murnane, diretor de assuntos legais da McLaren.

Para Whitmarsh o importante é mostrar que Lewis não levou vantagem alguma na ultrapassagem e provar que o recurso é válido, já que o regulamento da FIA não dá direito de recurso as punições como “drive through”.
- Esperamos que seja este o caso, mas não está em nossas mãos. Tudo o que podemos fazer é mostrar os fatos. Lewis merece a vitória e não Felipe, que estava quase meio minuto atrás. Ele era o homem mais rápido na pista quando a chuva começou a cair. Naquele momento, a questão era quando e não se ele ultrapassaria Kimi Raikkonen. O finlandês estava sem defesa no molhado - disse Whitmarsh, em entrevista ao site da revista inglesa "Autosport".

Após a reunião na sede da FIA, em Paris, os pontos permaneceram na conta do brasileiro Felipe Massa (77), que hoje está há apenas um ponto do líder do campeonato, Lewis Hamilton (78), faltando quatro provas para o término da temporada.

Depois da decisão da corte da FIA a McLaren soltou um comunicado se dizendo estar decepcionada com a rejeição de seu recurso.
- Estamos naturalmente decepcionados com o veredicto e de nosso apelo não ter sido julgado. Ninguém quer vencer corridas no tribunal, mas sentimos que Lewis venceu o GP da Bélgica na pista, de maneira excitante e impressionante. Agora vamos nos concentrar nas últimas quatro corridas da temporada - comentou Martin Whitmarsh, presidente da McLaren.

Já Felipe Massa, o maior beneficiado com o resultado do julgamento, disse que o campeonato não seria manchado por esta vitória fora das pistas.
- Se eu vencer o campeonato por um ponto, serei o campeão. Isso não muda nada. Não temos que pensar nesta punição. Precisamos buscar o campeonato mundial, que ainda está em aberto. Acho que, se olharmos as regras, o recurso seria muito difícil para a McLaren. Mas você nunca sabe até receber os resultados. Acho que foi justo - diz Massa, em entrevista à imprensa européia.

O tri-campeão do mundo e ex-piloto da Ferrari, Niki Lauda criticou a decisão da Corte Internacional.
- Este foi o pior julgamento da história da Fórmula 1. A mais pervertida sentença que eu vi - esbravejou Lauda.

Devido ao incidente com Lewis Hamilton, os pilotos da categoria pediram para que a FIA trabalhe numa solução contra os cortes em chicanes. Pedro de la Rosa, presidente da Associação dos Pilotos da Fórmula 1 (GPDA) e piloto de testes da McLaren, acha que outras soluções podem ser tomadas para punir em caso de corte de uma chicane. Ele ainda completou que a devolução da posição não é uma boa saída.
- A FIA precisa achar uma solução para deixar todos felizes. Falamos com Charlie Whiting, diretor de provas da entidade, e ele disse que o assunto também está sendo discutido lá - disse Pedro de la Rosa, em entrevista ao site da revista inglesa "Autosport".

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Felipe, dá para perceber que vc gosta de espeorte. Mas será que dá para escrever com a emoção de quem está lá!?
Seu texto está legal, mas a estrutura e a abertura oferecida dava-lhe a chance de mostrar as entranhas, o glamour, a disputa, o ódio, etc, especialmente em torno desta corrida.
De todo modo, valeu!
//////
@_@"
► ◄