segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Repórter Cidadão

Cidadãos contribuem com denúncias, críticas, comentários e flagrantes.


Achar que jornal é coisa só para jornalista é estar completamente por fora. Quem quiser pode fazer parte do processo. Basta presenciar uma história e contá-la. Ao fazer isso, já está reportando. Atualmente cidadãos comuns se tornam repórteres ao presenciar e divulgar o que acontece ao seu redor. Através de vídeos, artigos ou fotos os repórteres cidadãos ajudam a imprensa a ampliar sua área de cobertura.

Atualmente, alguns sites, programas de TV e de rádio “trabalham” com o repórter cidadão. Existem, inclusive, sites como o Reporter Cidadão e o Jornalista Cidadão que são espaços livres, nos quais não-jornalistas podem postar denúncias, flagrantes e comentários. A inclusão de fotos e vídeos também é permitido. Na mídia televisiva há um programa, na RedeTV, chamado de Repórter Cidadão, apresentado pelo jornalista Marcelo Rezende. O programa mostra as principais notícias da cidade e acontecimentos que são destaques no Brasil.
Sites renomados como Terra e UOL também trabalham com o repórter cidadão. No trágico acidente da com o Airbus A320 vôo JJ 3054 da TAM, um celular captou o momento em que o avião saía da pista e a explosão do prédio. O dono do celular estava na sacada de um prédio próximo ao aeroporto de congonhas filmando a paisagem e registrou o momento. Momentos depois, o vídeo já estava sendo exibido na página principal do Terra.

Segundo Manoel Carlos Chaparro, professor participante do projeto “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter” organizado pela OBORÉ em parceria com a ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, ABI - Associação Brasileira de Imprensa e Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento em 2006, o jornalismo deve elucidar conflitos e isso não está acontecendo. Há uma grande quantidade de falas, notícias e fatos a serem divulgados, mas há falta de tempo para realização do jornalismo de profundidade. Talvez com a participação dos repórteres cidadãos, mais pessoas possam ser ouvidas e mais problemas possam ser noticiados.

2 comentários:

SUELLEN MARTINS disse...

A participação do cidadão é mais uma conquista da sociedade. Visto que a algum tempo atrás as pessoas tinham muito medo de se expor. Hoje quem tem oportunidade denuncia e exige providência. E com isso só temos a ganhar.

webjorsuperacao disse...

Eloá, muito boa sua abordagem justamente por ser bem clara e objetiva: um problema, o desenvolvimento com o que há de atual, além de apontar para uma tendência.
Interessante observar que os jornalistas e pretensos profissionais não estão contra esta prática, pois parece haver --como diz seu texto--, notícias sobrando e suporte de menos! Que reine a equidade e a responsabilidade na escrita!
\\\\\
@_@♫
► ◄