sábado, 27 de setembro de 2008

Eleições 2008: acusações e erotismo no YouTube


YouTube virou palco de vídeos sobre a vida íntima de candidatos em Bragança

<ensaios narrativos>

As eleições municipais de 2008 inauguraram uma nova forma de se fazer campanhas eleitorais. Por alterações na lei, estão proibidos os grandes comícios, com a participação de artistas, a distribuição de brindes e os churrascos. Dessa forma, restou aos candidatos a árdua tarefa de “gastar o sapato” e a saliva para abordar os eleitores e convencê-los a dar a graça do voto.

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão ajuda, é verdade, mas está cheia de regras e não permite aos candidatos dizerem o que gostariam, ou o que querem que os eleitores acreditem, sobre os adversários. Em tempos cibernéticos, a Internet acabou se tornando o palco de inusitadas disputas eleitorais, nem sempre em alto nível.

Um fato pitoresco acontece em Bragança Paulista, no interior de São Paulo. A cidade tem cerca de 150 mil habitantes, 100 mil eleitores e sete candidatos a prefeito. Os meios de comunicação não são tão acessíveis para todos. São duas rádios, cada uma controlada por um determinado grupo político, e os principais jornais que circulam no município nem sempre se propõem a publicar algo que vá contra esse ou aquele candidato. Sobrou então a Internet.

Há pelo menos 30 dias a cidade assiste a capítulos semanais de vídeos amadores postados no site You Tube com escândalos, acusações e fatos pitorescos da vida dos candidatos. Praticamente todos já protagonizaram alguma as pequenas novelas.

Tem trama para todos os gostos. Desde acusações sobre um assessor que teria mandado dinheiro para a Suíça, sobre um secretário que teria feito fotos pornográficas de uma menor e condenado pela justiça, sobre um candidato que teria mandado castrar o homem que tirou a virgindade de sua filha, até a reprodução de uma suposta conversa telefônica entre um candidato a prefeito – casado e sua candidata à vice. No suposto grampo, os dois trocam juras de amor, frases picantes e até relatam uma suposta transa em um dos gabinetes da Câmara Municipal (ambos são vereadores).

Até agora não se sabe se as gravações são reais nem de onde teriam partido, mas são assuntos inevitáveis nas conversas pela cidade. A forma como o candidato a prefeito trata a sua vice nas gravações - “Bebezinhoooo” - viraram febre entre os ring tones de celulares e frases ditas por ele são constantemente repetidas em rodas de amigos e mesas de bares.

Os vídeos dos supostos candidatos amantes – até a postagem desse texto foram três - já figuram entre os mais acessados do You Tube, principalmente pelo seu apurado teor erótico. “Se não der trinta litros eu chuto o balde”, diz em um momento da gravação o candidato, supostamente, se referindo aos seios da sua vice. “Sou uma vaca”, responde a moça em outro trecho do suposto grampo.

Em outro capítulo da trama de mau gosto, o candidato pergunta como ela estaria naquele momento. “To peladinha com o peitinho de fora”, é a resposta. O primeiro capítulo termina com uma frase digna de vídeos da “Brasileirinhas” (produtora de filmes eróticos). “Estou aqui como p.. (órgão genital masculino) pensando em você”. Com tanta baixaria no ar, sem saber no que acreditar, o cidadão tem mais dúvidas do que certezas sobre como se decidir pelo voto. A polícia quase nada pode fazer para identificar e prender os autores dos vídeos. Por enquanto, de certo é que se as explicações não forem boas, alguns casamentos podem acabar por causa disso.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Felix, realmente seu texto está muito bom. Jornalisticamente, vc está bastante sagaz, pois lembro que depois de rápida navegada no Youtube, vc percebeu que isso precisaria ser abordado e, mais que isso, em um texto mais reflexivo.
Estive recentemente no MediaOn, em Sampa, sob o mote "Jornalismo online e eleições". tanto no Brasil quanto nos EUA, foi intenso o uso da web. Isso é sinal de que nas próximas essa mídia vai demandar trabalho
parabéns!
!!!!!
@_@♫
► ◄