quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Daniel Dias exemplo de superação




Novo ídolo do esporte nacional

<ensaios narrativos>

Nascido e criado em Camanducaia, cidade pacata no sul de Minas Gerais, Daniel Dias Daniel nasceu com malformação nos dois braços e na perna direita. Para os pais quando nasceu foi um choque ver o filho desse jeito, mas a partir desse momento toda a família buscou força para cuidar e criar daquele garoto.
Durante toda infância e adolescência Daniel foi criado como uma criança normal, e todos os dias ele surpreendia realizando alguma atividade que nunca esperavam que conseguiria, como por exemplo, sem as duas mão e apenas um dedo um dia foi premiado na escola como a criança que realizou o melhor desenho em um concurso realizado, ou até mesmo após a colocação de uma prótese móvel na perna ele saiu andando, coisa que nunca imaginavam que aconteceria.
Foram muitos obstáculos e preconceitos superados, pois ver aquele menino para muitos era uma imagem muito forte mais ele e toda sua família não esmoreciam e a cada dia de vida sempre agradeciam a Deus por Daniel Dias fazer parte do convívio de todos.
Ele nunca pensou em ser atleta, apesar de adorar esportes de maneira especial o futebol. Até sua adolescência não sabia nadar, apenas brincava na piscina aos finais de semana com familiares e amigos. Foi seu pai, Paulo Dias, que o apresentou ao esporte após assistir a uma palestra sobre inclusão de pessoas com deficiência através do esporte e resolveu após este momento levar o seu filho para a Associação Desportiva para Deficientes (ADD), em São Paulo.
Durante dois meses, Paulo passou todos os sábados na ADD com o filho, que aprendeu todos os estilos da natação. A partir de então, Daniel foi matriculado em uma academia de Bragança Paulista, cidade do interior de São Paulo, mais próxima a Camanducaia onde poderia dessa forma praticar o esporte em dois dias da semana. Mas apesar da proximidade o garoto esforçado continuou durante dois anos viajando de ônibus por mais de 1 hora e meia entre uma cidade a outra e ainda subia uma ladeira de quase um 1 quilômetro, a pé, para treinar e conquistar seus objetivos.
Depois de um tempo, com a intensificação dos treinamentos toda a família do Daniel saiu da cidade de Camanducaia e passou a residir em Bragança Paulista para que desta forma ele pudesse realizar seu treinamento diariamente e começar a participar de suas primeiras competições representando a cidade de Bragança Paulista nos Jogos Regionais. E logo na sua primeira participação nos Jogos no ano de 2005 o atleta ajudou à cidade a ficar na terceira colocação dos jogos até então a melhor colocação do município em todas as disputas. Sendo que no ano seguinte Daniel conquistou ainda mais medalhas que fez de Bragança à cidade campeã daquela edição no quadro de medalhas com a ajuda de Daniel.
Com estas conquistas veio à convocação para Daniel Dias representar o Brasil em campeonatos internacionais em 2006, disputou o Mundial de Natação Paraolímpico, na África do Sul. Na oportunidade ganhou 5 medalhas, sendo 3 de ouro e 2 de prata, e bateu dois recordes mundiais. O primeiro, nos 200 m medley, com um tempo de 3min02s88. O segundo, no revezamento 4x50 m livre, com um tempo de 2min32s36. Em junho do mesmo ano, durante a primeira etapa do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo e Natação, em Porto Alegre, Daniel bateu o recorde mundial nos 200 m livre, com um tempo de 2min39s74.
No Rio de Janeiro, sede dos Jogos Panamericanos o atleta estreou com mais um recorde parapan-americano nos 50 m livre, com um tempo de 34s24 e foi o recordista de medalha do país, o que fez concorrer a um Prêmio na Suíça como o atleta do ano concorrendo com o piloto de Formula 1 Michael Schumacher, o tenista Roger Federer, os jogadores Kaká e Cristiano Ronaldo, entre outros, ele não levou o título mas foi o atleta que conquistou a maior salva de palmas e o carinho do público na premiação.
E sua consagração veio agora no mês de setembro com a disputa das Paraolimpíadas de Pequim, onde a natação foi realizada em um dos palcos mais belos construído nos últimos tempos que é o Cubo D’Agua, e no final das competições o atleta que representa Bragança Paulista e o Brasil foi o maior vencedor da modalidade totalizando 4 medalhas de ouro, 4 medalhas de prata e 1 de bronze, e de quebra ele conquistou 3 recordes mundias. Surgia ali o novo ídolo do esporte nacional.
Assim que retornou ao Brasil Daniel era esperado por todos que receberam de braços abertos, mas a alegria maior era de seus pais que puderam dessa vez chorar de muita alegria ao ver o filho novamente e dessa vez sendo exaltado pela multidão, e também da namorada que passou noites acordadas na frente da televisão como muitos brasileiros, torcendo por suas conquistas.
E como disse Daniel agora o seu próximo passo e intensificar ainda mais os treinamentos, pois agora ele é o atleta a ser batido nas competições e terminar o curso de educação física que está cursando na Universidade São Francisco em Bragança Paulista, cidade que recebeu Daniel de braços abertos e que hoje tem também um espaço e um carinho especial no coração do atleta.
Fica nesta superação vivida por Daniel Dias, um exemplo a ser seguido por todos, pois ele mostrou sempre muita força de vontade e perseverança, portanto fica uma aqui uma reflexão, será que não podemos conseguir algo mais?

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Ambiel, interessante experimentar um texto perfil. Na realidade vc priorizou a exposição, típica das reportagens, sem arroubos quanto ao uso da argumentação, da descrição.
Fica claro o retrato do moço, convence, mas a estrutura poderia explorar mais elementos literários.
////
@_@♫
► ◄