segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Google irá digitalizar jornais


Digitalização de jornais proposta pelo Google, sem custo às empresas que aderirem


A Empresa americana Google anunciou que irá digitalizar os jornais antigos , com isso, todo o conteúdo estará disponível na rede para consulta dos internautas. O grande objetivo dessa empreitada é trazer para o conhecimento público, notícias históricas de até 244 anos atrás.

Para que tudo ocorra de acordo com os planos, o Google irá pagar os custos da digitalização de todos os jornais. Em troca, todos os conteúdos ficarão disponíveis para consulta. Os editores irão receber uma parte dos lucros, obtidos pela publicidade associada à visualização daqueles conteúdos. Os jornais mais cotados para ser digitalizados são o The New York Times e The Washington Post, ambos americanos. Más existem propostas para a digitalização de jornais em alguns países da américa do sul.

Segundo, Pierre Little, editor-chefe do Quebec Chronicle-Telegraph, um importante jornal americano que está nas bancas desde 1764 disse: "Acredito que isto possa representar uma virada para a indústria" e esclarece : "Isto nos ajuda a abrir o acesso a um acervo que se tem mantido escondido do mundo".

Os valores que o Google terá que desembolsar não foram divulgados, mas essa iniciativa já ocorre desde 2004 quando o Google fez um acordo com editoras e bibliotecas universitárias de todo mundo para a digitalização de livros. Esta iniciativa da empresa americana, poderá surtir efeito nas próximas gerações que saberão oque foi noticia á cem anos atrás em um único click.


Um comentário:

webjorsuperacao disse...

:: Érick, este projeto é instigante e vc expôs o que está sendo comentado. Ocorre que há quem também desconfie desta benesse googleana.
Valeria a pena tu buscares quem são os desconfiados.
'''
@_@ ♫
► ◄