sábado, 27 de setembro de 2008

A volta por cima


A torcida do Atlético empurrando o time na série B
<ensaios narrativos>

Domingo, 27 de novembro de 2005 às 17:57, Mineirão, Belo Horizonte. Uma torcida fanática cantava o hino de seu clube. Seria a comemoração de um título? Seria o que muitos pensariam se não soubessem o contexto daquele jogo.

De um lado jogara a equipe do Vasco da Gama, detentora de 4 campeonatos brasileiros e da Taça Libertadores da América de 1998. Do outro, o dono da casa, o Clube Atlético Mineiro, time que teve a honra de ser o primeiro campeão brasileiro, em 1971, entre outras grandes conquistas.

Era um jogo que reunia duas tradicionais equipes do cenário nacional, era um clássico alvinegro válido pela penúltima rodada do campeonato brasileiro daquele ano. Estas duas equipes brigavam por seus destinos na competição. O Vasco com 52 pontos, ocupava a décima quarta posição e estava de olho em uma das vagas para a Copa Sul-americana do ano seguinte, enquanto o Atlético com 43 pontos lutava para permanecer na elite.

A partida foi dramática para os atleticanos. A partida era tensa e o primeiro tempo terminou 0 a 0. O Atlético ainda conseguiu o gol que lhe daria a vitória no segundo tempo, porém o árbitro corretamente invalidou o lance.
O Vasco quase saiu na frente com Romário cobrando penalti. Bruno foi obrigado a fazer boa defesa. O Atlético, muito mais na vontade do que na qualidade tentou em vão o gol, mas o placar final ficou mesmo em 0 a 0. Resultado que deixava o Atlético Mineiro fora da elite do futebol nacional.

A torcida reconhecendo o empenho de seus jogadores tratou de entoar o hino do clube, em um misto de orgulho e tristeza. Na última rodada, o Atlético ainda venceria o Juventude por 3 a 1, em Caxias do Sul-RS.

O recomeço, o jogo de estréia do Atlético na série B seria contra o Marília, time do interior do estado de São Paulo, em Marilia-SP, no dia 15 de abril de 2006.

O Atlético começou a partida nervoso, e sofreu o primeiro gol ainda no primeiro tempo. No segundo tempo o Galo voltou melhor e conseguiu o empate com Danilinho e o jogo terminou empatado em 1 a 1. Na seqüência veio a primeira vitória do Atlético na competição, 3 a 1 de virada contra o Náutico-PE, no Mineirão.

O Atlético começou bem a sua trajetória na série B, mas no decorrer do campeonato ocorreram uma série de tropeços e a situação da equipe na tabela de classificação foi se complicando, chegando a ocupar a décima quarta posição no campeonato.

A primeira vitória fora de casa aconteceu somente na terceira rodada do returno. Contra o CRB-AL, em Maceió por 1 a 0. Daí em diante, o time embalou e rapidamente passou a ocupar as primeiras colocações do campeonato e a participação da torcida começou a ficar mais marcante.

O acesso para a elite veio com vitória dramática contra o Coritiba no Couto Pereira, na capital paranaense. O Coritiba chegou abrir 2 a 0 no placar, mas o Atlético conseguiu virar o marcador e o jogo terminou com a vitória atleticana de 3 a 2.

A conquista do título veio no jogo seguinte, jogando no Castelão em Fortaleza, o Atlético venceu por 1 a 0 com gol de Marinho, artilheiro da equipe na série B com 15 gols, chegando aos 70 pontos e não podendo mais ser alcançado por seus adversários na tabela de classificação.

Na última partida do campeonato, um fato inédito. Pela primeira vez na história do futebol, um clube de futebol conseguia lotar dois estádios.

Para a partida entre Atlético-MG e América-RN, cerca de quinze mil pessoas acompanharam o jogo em um telão de alta definição no estádio do Independência, em Belo Horizonte. E no Mineirão, onde foi realizada a partida, 74.694 espectadores lotaram o estádio Magalhães Pinto. O jogo terminou no empate de 2 a 2 e a festa atleticana tomou conta da cidade.

Ao longo de sua campanha na série B, o Atlético foi o time que teve a maior média de público pagante do campeonato. O clube teve a média de quase 32 mil pagantes por jogo como mandante.

Com os 74.694 torcedores na partida contra o América-RN, o Atlético garantiu também o recorde de público pagante do campeonato. Para se ter idéia, dentre os dez maiores públicos da série B, nove foram do Atlético. No total, o Atlético-MG levou 606.520 pessoas ao estádio Magalhães Pinto, o Mineirão.

O Atlético-MG fez uma campanha regular, no total disputou 38 partidas, conquistando 20 vitórias, 11 empates e sofrendo 7 derrotas. Com 70 gols a favor e 39 contra, um saldo de 31 gols positivo.

Com a conquista da série B e o retorno a elite do campeonato brasileiro, o Atlético-MG colocava fim a uma angústia que durava 11 meses e 21 dias, para o alívio da massa atleticana.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Arnaldo, legal a pesquisa e a trajetória, apesar de estar muito estatística.
Penso que uma virada que retira um time da categoria B mereceria mais paixão.
Imagine quando o Corinthians saida da segundona! O estádio vem abaixo e a Zona Leste de S. Paulo vai ficar surda.
Se vc tivesse adotado mais recursos, poderia levar o leitor às lágrimas.
????
@_@♫
► ◄