terça-feira, 23 de setembro de 2008

JORNALISMO AUTOMOTIVO: Produto Publicitário ou Informação ao Consumidor?

Programação da REDE MULHER DE TELEVISÂO

É crescente o número de publicações tanto na web quanto em jornais impressos e produtos televisivos voltados ao Automobilismo, esta crescente vem ao lado do número cada vez maior de consumidores deste seguimento. O fato é que ao nos deparamos com certos programas e cadernos o que vemos não são matérias voltadas à informação e sim publicidades voltadas para a venda destes produtos. De qualquer forma muito mais do que um produto publicitário, o jornalismo automotivo tem por obrigação trazer informações relevantes a quem compra um carro ou a quem vai comprar.
A denúncia de falhas mecânicas é o tipo de informação relevante ao consumidor que muitas vezes depende destes meios para saber como deve agir, no caso de possíveis falhas. Um caso recente é o do FOX, da linha VW, que estava com problemas no porta-malas. A falha na fabricação do modelo ocasionou vários acidentes chegando a decepar o dedo de alguns proprietários. Neste caso específico a informação foi veiculada de maneira efetivamente jornalística, trazendo a notícia e também os seus desdobramentos.
Mesmo não sendo uma área atual, o Jornalismo Automotivo vêm como uma nova possibilidade de trabalho para os futuros profissionais da área, já que cada vez mais se faz necessária a produção de um produto Jornalístico de qualidade dentro do setor.
Para fazer parte deste seguimento o jornalista, deve entender de motor, tipos de direção, qual o modelo mais econômico, estar atento às novidades além de gostar muito de carros, tudo isso deve estar aliado ao conhecimento de diferentes línguas estrangeiras. Aos novos profissionais resta a especialização e o gosto pela aventura, além disso, prepare –se para um mundo cheio de novidades e possíveis viagens, para Alemanha, Japão... e quem sabe visitas constantes aos badalados Salões de Automóveis espalhados pelo mundo.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Suellen, na verdade, depois da genialidade de Mino Carta criando a Quatro Rodas, estava dado o segmento automobilístico no jornalismo.
Isso ocorre geralmente com várias áreas.
Faz sentido vc observar o que é jornalismo e o que é publicidade, pois, dizem, muitas vezes matérias jornalísticas tem por trás o dito jabaculê.
Infelizmente algumas áreas de visibilidade e nas quais o volume de dinheiro é significativo, o jornalismo acaba tornando-se frágil.
Não saberia apontar estudos, mas bem que vc poderia avançar nesta "pista".
Quando vc diz que a especificidade é acentuada, mostra o que o jornalista precisa fazer e isso é legal.
A questão das viagens, por sua vez, é um dos pontos polêmicos, pois muitas vezes a empresa dona do produto é quem paga a ida de jornalistas para o exterior e aí fica difícil acreditar no que o jornalista diz.
o_Õ
willweb