terça-feira, 9 de setembro de 2008

Resgate da memória

Entrada do Virtual Archive

A web tende mesmo a ser o ambiente ideal para preservar a história da humanidade, uma vez que a televisão não conseguiu realizar esta proeza. Um dos exemplos que associa a recuperação da história local está no Virtual Archives do Westchester Country.

O ambiente virtual convida a todos, especialmente voluntários para colaborar com a reconstrução da memória, tomando como marco inicial a guerra civil em Westchester, em 1860. Por meio de imagens e texto, expõe-se a vida dos americanos, a vida das mulheres e a atuação de Abrahan Lincoln em torno da criação do Conselho, além do registro dos veteranos da guerra.

A proposta considera o esforço de professores que se empenham em utilizar elementos da história no âmbito da educação. Este projeto está vinculado também ao governo local, o que ajuda a fortalecer a relação enter o público e o governo. O trabalho parece estar bem embrionário e mereceria acompanhamento para sondar a evolução das contribuições e como a história aparentemente perdida em arquivos pessoais pode ser resgatada.

Para o jornalista pesquisador todo arquivo merece atenção não só pelo modo como é organizado, mas pelo que pode contribuir enquanto banco de dados confiável.

Nenhum comentário: