segunda-feira, 5 de maio de 2008

Jornalismo e Educação



Casos veiculados pela mídia tornam-se instrumentos de discussão em sala de aula.

A pauta da aula é violência e os elementos são encontrados em diversos meios de comunicação. O mais comum é a televisão. Ao discutir o assunto com alunos da 4º do Ensino fundamental Municipal, percebemos a dimensão de responsabilidade que a mídia tem sobre as crianças e adolescentes do país. O fato é que por mais difícil que possa parecer a criança se interessa em assistir programas jornalísticos, primeiro o faz por obrigação, pois assistem na companhia de seus pais, e depois movidos pelo interesse que a matéria desperta.
Neste caso especifico a discussão ocorreu pela violência no ambiente escolar. Os alunos citaram vários casos que acabaram de ver na mídia, como o da adolescente que ateou fogo na colega depois de uma discussão após o horário de aula e o da outra que foi esfaqueada por uma colega de escola. Ambos os casos ocorreram por motivos fúteis e que poderiam ser evitados se houvesse um diálogo entre os envolvidos.
As discussões, que geralmente levam a ações de violência física são ocasionadas por diversos motivos e são muito comuns no ambiente escolar, mas em geral são por que houve um “esbarrão” na fila, não ganharam o jogo de futebol ou duas garotas estão interessadas pelo mesmo garoto, por exemplo, o que as crianças e adolescentes não compreendem é que estes são os mesmos motivos pelo qual houveram as agressões citadas acima.
Quando o jornalista vai a fundo e levanta os motivos que ocasionaram estas agressões, provam aos alunos, ou expectadores, que as agressões tiveram inicio dentro da escola e por motivos tão banais quanto os que eles enfrentam no dia-a-dia e que isso é mais comum do que se imagina.O jornalista tem por obrigação informar todos os fatos que antecederam estes acontecimentos. Esta é uma forma prática de Educação em massa levando em conta o poder de alcance da TV.
A poder educacional da mídia é muito forte, considerando que o profissional de jornalismo levanta discussões que muitas vezes os pais não tem como levar aos seus filhos.
Links Relacionados:

Nenhum comentário: