segunda-feira, 12 de maio de 2008

Violência domina a programação dos telejornais

Gráfico aponta a categoria violência com maior tempo de exibição no Jornal da Record

Em trabalho realizado pela professora da Universidade de Brasília, Tânia Montoro, os dados comprovaram que a violência vem sendo um tema cuja abordagem consome grande espaço na grade de programação jornalística.
Os estudos realizados, analisaram dois telejornais de audiência significativa no Brasil, o Jornal Nacional e o Jornal da Record, entre os dias 1 de março e 10 de março de 1999, em que as notícias veiculadas foram classificadas em diversas categorias, como Violência, Cotidiano, Economia, etc. Os resultados apontaram que as notícias sobre violência ocuparam 24,4% do tempo de exibição do Jornal da Record e 18% do Jornal Nacional.
Temos na televisão brasileira, jornais que se dedicam exclusivamente a cobertura de fatos relacionados à
violência, como o Cidade Alerta (TV Record) e o Brasil Urgente (Rede Bandeirantes) que “apelam para a violência” para garantir alguns pontinhos de audiência.
Alguns diriam que se trata da leitura da realidade, outros afirmam que é o que traz audiência. Podemos considerar estes dois pontos, o que talvez explicaria o porquê de tanta repercussão para o caso Nardoni.

Nenhum comentário: