quinta-feira, 22 de maio de 2008

O fuso horário e a Portaria 1200/2007

Assim será Rio Branco às 6 horas da manhã



Assim será Rio Branco às 7 horas da manhã


No dia 24 de abril o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que altera o fuso horário no país. Com as mudanças, o Acre e parte do Amazonas, que tem duas horas de atraso em relação ao Distrito Federal, passarão a ter uma hora de diferença e todo o Pará terá horário igual ao da capital federal.

E o que tem os meios de comunicação a ver com isso?

Redução de custos.

A rede de TV Globo, que está sendo obrigada a respeitar a Portaria 1.200/2007 do Ministério da Justiça (classificação indicativa da programação) possui uma programação diferenciada nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas e oeste do Pará, em relação ao restante do país.

Antes mesmo de aprovar a lei, o lobby dos grupos de comunicação foi tanto que um dos argumentos utilizados pelos defensores da mudança de horário foi que a portaria impediria a população do Norte de assistir ao vivo os jogos de futebol realizado no Sul do país. Aqui vale lembra que classificação indicativa do futebol é livre e não impede, portanto, sua transmissão ao vivo. A própria emissora Globo, informou tempos antes que os jogos não seriam exibidos ao vivo devido “à coincidência de horário com a novela das oito”.

Foi realizada e divulgada uma carta manifesto enviada para a Ministra Dilma Rousself. A carta assinada por economistas, jornalistas e a população em geral pediam consultas públicas com a população antes da aprovação da lei. Segundo a carta “os empresários, bancos, donos de estabelecimentos comerciais e de emissoras de Tv, (...) aparentemente, são os únicos beneficiários da mudança do fuso horário acreano, pois suas transações comerciais e seus gastos decorrentes da diferença atual de 2 horas em relação a Brasília vão diminuir sensivelmente com a mudança do fuso horário local.”

A mudança entra em vigor 60 dias após a data em que foi sancionda.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

:: Realmente este país é muito grande ! Duas horas fazem uma diferença e mexem com a vida de muitos.
Mas Brasília vive em uma ilha e eu até sugeriria que o próximo Lost fosse lá! Ou melhor, que o pessoal da produção deste seriado levasse todos os políticos para a dita ilha do Lost.
Há muitas coisas entre o céu e a Terra, mas entre as emissoras e os governos há sempre um negóciochamado vantagem!
Que a convergência detone todo esse vício e esse ranço!
@_@"
►◄