quinta-feira, 8 de maio de 2008

Jornalismo Político

Função deste jornalista deve ser de apuração dos fatos

Apesar da divergência no posicionamento dos diversos estudiosos da temática, em especial os teóricos da comunicação, a história confirma uma significativa mudança ocorrida no papel da comunicação midiática. Antes, esta era tida apenas como um instrumento dos interesses políticos, e essa relação por muito tempo relegou a comunicação ao papel de porta-voz do Governo.

Com o intuito de evitar tal processo, e fazer jus ao comprometimento do jornalista com a verdade e com o interesso público, é que o profissional de jornalismo designado a cobrir
política deve manter o bom senso em qual o distanciamento ele precisa ter do fato para que, seduzido pela possibilidade de obter uma informação exclusiva, e lê não se deixe levar e perder sua independência.

Em situações conflituosas, como o embate entre oposição e Governo, o jornalista político precisa redobrar sua atenção e manter o foco na sua lealdade com a sociedade. Uma informação repassada aos jornalistas pode esconder uma tática de beneficiamento; ou mesmo pode ser usada para que, através da divulgação de tais
informações, oponentes do informante sejam prejudicados.

Não devemos permitir que, por ganância ou ingenuidade, que a cobertura jornalística da área política volte a ser um mero instrumento dos interesses de determinados grupos deixando de lado a verdadeira função é de informar a população.

Nenhum comentário: