domingo, 4 de maio de 2008

Formação Digitalizada

" Vantagens e desvantagens da tecnologia ultilizada por professores em sala de aula: o que isso influência na formação superior de alunos de classes desfavoráveis"

Caderno, apontador, lápis, borracha, régua, caneta, esses já foram instrumentos impostantes e muito ùltilizados nos estudos. Porém estão ultrapassados nesta nova era do século XXI. A era do avanço da tecnologia. Atualmente em algumas redes de ensino, os trabalhos, pesquisas, em algumas ocasiões até provas, são realizadas á distância, por internet.
A presença do professor e aluno em sala de aula já não é tão importante para realização de um trabalho. Principalmente nas Universidades os alunos não precisão se preocupar em fazer capa emplastificada, páginas e mais páginas encadernadas, basta ter o trabalho salvo em um cd ou no MP4 (por exemplo) entregar ao professor e pronto! Seu trabalho está entregue e será adicionado no computador da faculdade ou no Lep Top do professor (muito utilizado ultimamente).

As vantagens dessa atualidade são claras e evidentes: a apresentação de um trabalho em forma de slide é muito mais atraente e prático do que folhear páginas e páginas para o analizador da apresentação. Porém nem todos estudantes têm o privilégio de acompanhar o avanço da tecnologia e essa dificuldade infelizmente não tem sido reparado e compreendido por muitos profissionais das intituições.
Faculdade é lugar onde se encontra alunos de classes-socias distintas, entre eles estão grupos de classe baixa e até baixa-renda. Esses quando se deparam com uma aula (tecnológicamente falando) avançada, leva um choque muito grande pois é algo que está longe da sua realidade.

E agora, o que fazer? Como os docentes e a própria Instituição deve lidar com uma situação tão delicada? Esse é momento de parar, pensar e destinar á esse determinado grupo uma forma de avaliação que esteja ao seu alcançe. Muitos deles não têm acesso á computador, internet, mas, jornal, livros, revistas não são problemas para eles que podem ter acesso na própria Universidade.

É preciso muito cuidado e atenção pois uma falta de compreessão e jogo de cintura dos professores, pode por á perder o futuro de muita gente boa que tem talento e capacidade, mas que deve ser trabalhado e lapidado de forma diferente.

Nenhum comentário: