quarta-feira, 28 de maio de 2008

Classificados on-line

Classificados on-line: um otimo empreendimento

Uma importante fonte de receitas das publicações digitais está nos serviços de classificados online.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Navarra com o apoio da McClatchy Newspapers mostra que os classificados on-line representam cerca de 20% das receitas dos sites de jornais na Web, ao passo que a publicidade corresponde a uma média de 35%.
Assim como nos jornais impressos, o negócio de classificados também pode ser bastante lucrativo na Internet.
Um dos mais avançados serviços deste tipo na rede é o NewsClassifieds, da News Limited da Austrália. Trata-se de um site na Web com classificados de mais de cem jornais australianos. Na seção de empregos, os anúncios são produzidos no formato HTML e os visitantes têm a opção de enviar seus currículos por e-mail.
No Brasil, os melhores serviços de classificados on-line são os da Folha de São Paulo e do Jornal do Brasil, que disponibilizam na Internet todos os anúncios publicados nas suas edições impressas. Nestes jornais, o leitor pode acessar todas as ofertas disponíveis por categoria (imóveis, empregos, veículos, etc) ou utilizar mecanismos de busca que tornam mais rápida a consulta quando o usuário já sabe exatamente o que está procurando. Outro jornal digital nacional que tem uma interessante seção de classificados é O Estado de São Paulo. No entanto, ao contrário da Folha e do JB, o Estadão online limita-se aos classificados de imóveis (Net imóveis) e de empregos (Net job) e não disponibiliza em seu site todos os anúncios veiculados em sua versão impressa.


Um comentário:

Danilo Soares Costa disse...

Lista de classificados- Atualizada
Matéria muito bacana. Gostaria de cooperar, encontre neste blog uma lista gigante de classificados organizados de forma a agilizar sua pesquisa ou postar seu anuncio facilmente . Espero ter ajudado. Boa sorte
http://www.serfilgam.blogspot.com