segunda-feira, 12 de maio de 2008

Televisão versus criança

Televisão educa?



Atualmente assistir televisão é um dos passatempos mais importantes e às vezes únicos na vida de crianças e adolescentes. Praticamente em todos os lares, seja qual for o nível social, o televisor está presente substituindo a presença materna nas principais fases de educação.
O
tempo passado frente à televisão é trocado por atividades essenciais, tais como a leitura, os trabalhos da escola, os jogos, a interação com a família e o desenvolvimento social.
É evidente que a criança também aprende com a televisão. Mas que tipo de aprendizagem? Qual é a
influência? Na maioria das vezes podem-se aprender coisas que são inapropriadas ou incorretas, pois, principalmente entre as crianças, ocorre a não diferenciação entre a fantasia apresentada na televisão e a realidade.
Será que a TV de um modo geral colabora ou atrapalha na educação de uma criança?

Um comentário:

Eder Cardoso disse...

Muito pertinente, Cristiano. Atualmente, é cada vez mais difícil encontrar mães que se dedicam exclusivamente à educação dos filhos. Dificuldades financeiras forçam a saída para o mercado de trabalho e, por conta disso, deixam as crianças com os avós ou a "babá-eletrônica" que é a televisão. A contar pela atual qualidade dos programas televisivos (salvo a Tv Cultura que resiste como a única tv aberta que realmente cumpre os preceitos da tv) as crianças ficam à mercê de programas inúteis, que incitam a violência, sexualidade precoce além de entretenimento pobre e vazio. Literalmente mal-educados.