segunda-feira, 5 de maio de 2008

Dificuldades enfrentadas no jornalismo regional

Oportunidades de mercado no interior de São Paulo

Embora exista uma grande demanda por um conteúdo jornalístico regional por parte de um público leitor, o jornalismo regional carece de uma mão de obra qualificada. Vários pequenos jornais empregam em suas redações pessoas não diplomadas em jornalismo.
Então as pessoas diriam: “Mas não existem bons centros formadores de jornalistas no interior.” Sim, de fato existem bons centros formadores, mas o fato é que o mercado de trabalho nestas áreas é restrito e o piso salarial também é menor quando comparado com o piso das grandes capitais.
Este é um dos fatores que fazem com que muitos recém-formados em jornalismo procurem uma vaga no mercado nos grandes centros urbanos.
Outro problema enfrentado é a dificuldade de se manter um jornal regional. Longe dos grandes patrocínios, gastos com tiragem, a perca de vendagem para os grandes jornais, tornam difícil a manutenção do jornal.
O mercado de trabalho nos grandes centros está ficando cada vez mais saturado, e o jornais do interior estão se estruturando e a longo prazo o mercado regional tende a se tornar cada vez mais atraente para os futuros jornalistas e por que não para aqueles que já estão no mercado de trabalho.

Nenhum comentário: