segunda-feira, 19 de maio de 2008

Informação contra o ibope

A TV Pública deve informar sem preocupação com o ibope

O jornalismo brasileiro vive um de seus momentos mais difíceis e desafiadores, particularmente nestes primeiros anos do século XXI. Mesmo assim, os exemplos de jornalismo de referência são bastante limitados. Como agravante, o Brasil tem um sistema midiático caracterizado por jornais locais, revistas nacionais, redes nacionais de TV (com pequeno espaço exclusivamente para produção jornalística local) e rádios que voltam a se organizar em redes (mas de um modo geral na prática não realizam jornalismo).

Atualmente foi criada a TVBrasil. A Tv pública possui uma grade de programas sem foco nos índices de audiência ou na publicidade privada, por meio de garantia de espaço a produções de todas as regiões. A cobertura dos veículos que compõem a empresa deve garantir conteúdo mínimo de 10% da grade de programação para conteúdos regionais, além de 5% para produções independentes, segundo Francisco Felix no texto “TV Pública pode ampliar mercado profissional”.

A cada dia, a informação é passada por novos canais de comunicação. Contudo o importante não é só passar a informação, mas sim prestar um serviço de qualidade. Talvez a TV Brasil, com o passar do tempo, possa se desenvolver para realmente informar sem se preocupar com o sensacionalismo ou o “furo” de reportagem para ganhar ibope. É muito importante que a Tv pública seja o exemplo de veracidade e compromisso com o telespectador, além de sempre trabalhar com os dois lados da situação para não correr o risco de ser comandada por políticos a fim de benefício próprio.

Segundo o sociólogo e pesquisador Laurindo Lalo Leal Filho, autor do livro Vozes de Londres - Memórias Brasileiras da BB, “O leitor, ouvinte e telespectador no Brasil não tem alternativa em relação a um determinado modelo de jornalismo que é feito aqui. É um jornalismo que tem uma posição ideológica muito nítida e que, pela concentração, não permite alternativas.” Para ele a TV pública é muito importante e a população precisa entender a importância de uma mídia como essa.

Nenhum comentário: