sábado, 24 de maio de 2008

Ombudsman

Ombudsman pondo-se no lugar do público
Definição: om.buds.man. sm (sueco ombud, representante+ s+ingl man) 1 Nos países de democracia avançada, funcionário do governo que investiga as reclamações do povo contra os órgãos administrativos. 2 Pessoa incumbida de observar e criticar as falhas de uma empresa, pondo-se no lugar do público. (fonte: dicionário Michaelis)


Mario Vitor Santos, 52 anos, jornalista, formado em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestre em Letras Clássicas pela Universidade de Exeter (Inglaterra), doutorando pela Universidade de São Paulo. Foi jornalista da Folha de S.Paulo de 1984 a 1999, onde exerceu as funções de redator, editor, diretor da Sucursal de Brasília, secretário de Redação, ombudsman, repórter especial, editor da Revista da Folha, entre outras. Professor, crítico de teatro e diretor da Casa do Saber.

Hoje é membro da organização de ombudsman de notícias, e ombudsman do site IG, seu papel é de comentar, responder e critícar algumas matérias que saem na mídia em um blog. Além de atender as pessoas que querem por sua vez publicar alguma notícia específica.

Esse blog é criado para a empresa que o contrata. Mas não se engane o ombudsman também erra. No site há um link onde o internauta pode mandar seus comentários e opiniões sobre as publicações do ombudsman. Em seu meio virtual, Santos abre com uma frase peculiar, que, cai muito bem a nova onda de Ctrl+C Ctrl+V que vêm aparecendo na web. "Hoje, a internet é uma mescla de informações úteis com lixo repetido e reciclado" (Fernando Vallejo)


Nenhum comentário: